Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Bolsonaro vai a evento com ruralistas para arrecadação

| 23/05/2022, 10:26 10:26 h | Atualizado em 23/05/2022, 10:26

Fora da agenda oficial, Jair Bolsonaro teve um encontro com produtores rurais no sábado à tarde, em uma mansão no Lago Sul, em Brasília, onde o propósito era atrair patrocinadores para a sua reeleição. O almoço foi na casa do empresário Fernando Marques, dono da União Química. 

Convocado por nomes como Maurício Tonhá, dono da leiloeira de gado Estância Bahia, em grupos de WhatsApp, o evento tinha na plateia o cacique do PL, Valdemar Costa Neto, e produtores dispostos a financiar Bolsonaro. Eles fazem parte do mesmo grupo de Bruno Scheid, que, como mostrou o Estadão, esteve no Palácio do Planalto pelo menos 11 vezes desde setembro de 2021, e foi apontado como arrecadador de doações para Bolsonaro.

FOLHINHA. Políticos já podem organizar vaquinhas para financiar gastos da pré-campanha, mas ainda não podem pedir votos. Doações de empresas são proibidas, e as de pessoas físicas só podem ser feitas após o registro oficial das candidaturas na Justiça Eleitoral, o que ocorre depois das convenções partidárias, em julho e agosto.

AÇÃO. Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro, participou do evento. Após uma oração, puxada por um pecuarista, o Presidente fez um breve discurso, no qual tratou o encontro com Elon Musk e a presença na Marcha para Jesus, em Curitiba, como atos de campanha.

CLICK. Jair Bolsonaro, presidente da República, discursou em evento com ruralistas para arrecadar recursos para a sua campanha de reeleição.

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro vai a evento com ruralistas para arrecadação
O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da apresentação do Projeto da Ponte sobre o Rio Pariquera-Açu |  Foto: Divulgação

QUEM?. A aproximação de Bolsonaro com este grupo, que no evento se autointitulou Grupo dos 100, incomoda aliados, que veem a ação de ruralistas com pouca ou nenhuma representatividade no agronegócio.

GANHA... Deltan Dallagnol ganhou prazo até o próximo dia 6 para se defender no processo que corre no Tribunal de Contas da União e cobra a restituição de valores pagos em diárias e viagens, durante a vigência da Operação Lava a Jato. Além dele, são alvos do TCU o ex-procurador-geral Rodrigo Janot e oito membros da operação. Só Deltan deverá devolver R$ 2,8 milhões.

...PERDE. Na última quarta-feira, o plenário do TCU negou recurso do procurador Orlando Martello Júnior, que questionava a competência da segunda turma do tribunal em decidir pela restituição dos valores.

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro vai a evento com ruralistas para arrecadação
Renan Calheiros, (MDB-AL) |  Foto: KLEBER SALES/ESTADÃO CONTEÚDO

MATIZ. Em conversa com Renan Calheiros (MDB-AL), o ex-governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) disse que deseja votar na terceira via. Em resposta, Renan, que é eleitor de Lula, brincou: “Nosso candidato da terceira via é o Alckmin”.

CONTRA. O diretório nacional e a bancada de vereadores paulistanos do PSOL acionaram o STF contra a lei sancionada em janeiro em São Paulo que autoriza a prefeitura a prorrogar parcerias público-privadas e concessões sem a necessidade de nova licitação.

CONTRA II. A lei dá ao prefeito o poder de incluir em contratos já em andamento novos serviços. Uma ação do PT no Tribunal de Justiça de São Paulo, na mesma linha, foi negada.

PRONTO, FALEI

"Misturar os interesses de uma empresa que nos quer para seu discurso de falso ambientalismo e um governo ávido por agendas politiqueiras não pode dar certo.”, Perpétua Almeida, Deputada federal (PC do B-AC)

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: