Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Araújo encampa pedido de frente conservadora

| 15/10/2020, 08:21 08:21 h | Atualizado em 15/10/2020, 08:28

Ernesto Araújo recebeu um grupo de parlamentares para discutir o fortalecimento dos laços conservadores do Brasil com seus vizinhos. O chanceler se colocou à disposição para fazer a ponte com parlamentos do continente.

Os deputados Bia Kicis (PSL-DF), Osmar Terra (MDB-RS), Daniel Silveira (PSL-RJ) e o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) se mostraram preocupados com Argentina, Chile e Colômbia. Eles são signatários da “frente parlamentar mista conservadora” que, no Senado, já tem assinaturas suficientes para ser instalada.

Polarização. Na Câmara, ainda são necessárias mais de 100 assinaturas para colocar a frente em pé. À Coluna, Bia Kicis disse que a ideia é criar contraponto no continente ao Foro de São Paulo.

Se liga. De Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado: “Não desmerecendo a intenção dos colegas, mas o Itamaraty tem coisa mais importante para resolver”.

CLICK. Cássio do Farol (Avante), que busca uma vaga na Câmara Municipal de SP. Ele é sósia do goleiro Cássio, do Corinthians.

Deixa... Apesar da enorme campanha para que o ministro e general Luiz Eduardo Ramos fosse para a reserva, o entorno do almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos do Planalto e cotado para a Secretaria-Geral, está relax. Por ora, seus colegas não o pressionam para aposentar-se.

…quieto. Se a nomeação de Jorge Francisco de Oliveira for confirmada na próxima semana para o Tribunal de Contas da União, Rocha é um nome forte na sucessão.

Dedos... Tereza Cristina diz estar otimista com sua missão europeia. “A condução portuguesa certamente contribuirá para transmitir uma visão correta da situação do Brasil e divulgar os esforços do governo de reversão dos números de desmatamento e focos de incêndio”, disse, após encontro com a ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu.

...cruzados. A ministra brasileira está na Europa para tentar diminuir resistências ao acordo Mercosul-UE.

Radical. Nem todo mundo no Planalto achou ruim a declaração de Celso Russomanno sobre moradores de rua serem resistentes ao coronavírus. Quem gostou vê o candidato do Republicanos a prefeito de São Paulo “pegando jeito” do estilo Bolsonaro.

Como... O Conselho Nacional de Secretários de Saúde enviará ofício ao ministério de Eduardo Pazuello solicitando que o governo federal compre a primeira vacina pronta e aprovada pela Anvisa.

...assim? É uma resposta ao secretário-executivo do ministério, Elcio Franco, que apresentou aos secretários estaduais um calendário de vacinação contando apenas com a vacina de Oxford (convênio do governo via Fiocruz), prevista para abril.

Fila. A vacina produzida pelos chineses em parceria com João Doria está em estágio avançado. Os secretários querem priorizar o tempo, mas, como a Coluna mostrou, está havendo politização da vacina.

Receita. A Câmara dos Deputados ouvirá hoje (14h) os embaixadores de Reino Unido, Espanha e Austrália sobre reformas administrativas nesses países. O webinar da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa terá moderação de Alex Manente (Cidadania-SP) e Tiago Mitraud (Novo-MG).

Pronto, falei!

"Jogo da Seleção passando no canal estatal. Narrador mandando abraço para o presidente. Não, você não está na Coreia do Norte, é o Brasil mesmo”.

Kim Kataguiri, deputado federal (DEM-SP)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: