Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Acordo entre Lula e Bivar esbarra em limitações em Pernambuco

| 30/07/2022, 09:48 09:48 h | Atualizado em 30/07/2022, 09:49

Um eventual acordo para que Luciano Bivar (União) desista da pré-candidatura à presidência para apoiar Lula (PT) esbarra em limitações principalmente em Pernambuco, reduto eleitoral de Bivar. Pelos cálculos do partido, o União deve eleger apenas dois deputados, e a expectativa é que as vagas sejam ocupadas pelos ex-ministros Fernando Coelho Filho e Mendonça Filho, considerados mais fortes eleitoralmente do que Bivar. O União chegou a sugerir que Mendonça Filho disputasse vaga ao Senado, mas o candidato resiste. 

O partido também tem candidato ao governo do Estado, Miguel Coelho, que deseja continuar na disputa, o que emperraria eventual acordo com o PSB de Alckmin.

NO FIO.  Aliados de Bivar afirmam, no entanto, que as conversas foram frequentes nos últimos dias - ele e Lula se falaram pelo menos duas vezes ao telefone. O petista em pessoa está conduzindo a negociação.

SÃO TOMÉ. No PSB e no PT a aliança é vista com menos crédito. Petistas dizem que não abririam mão da candidatura na Bahia, por exemplo, em prol de ACM Neto (União). No PSB, as conversas são vistas como uma tentativa extra do União em pressionar Rodrigo Garcia (PSDB) pela vice em São Paulo.

MILHAS. Ciro Gomes (PDT) vai enfrentar uma maratona de convenções nos próximos dias. Hoje, vai a três estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais – no último, se encontrará com o candidato do PSDB, Marcus Pestana. Na segunda, desembarca no Amazonas para a convenção de Carol Braz (PDT). E, na quinta, nas de Elvis Cezar (SP) e de Leila Barros (DF).

ALFINETADA. O discurso de Tarcísio de Freitas na convenção do Republicanos, amanhã, terá indiretas às gestões tucanas. O bolsonarista pretende prometer obras acabadas no prazo e sem sobrepreço, e disciplina fiscal com inclusão social. Ele também deve defender pautas que destoam do bolsonarismo, como o desenvolvimento sustentável.

TANQUE... A equipe de economistas que trabalha na campanha de Lula está monitorando as manobras feitas sob Bolsonaro que impliquem no aumento despesas ou na retirada de receitas do próximo governo, a exemplo da antecipação de dividendos de estatais.

...VAZIO. “Tem gente nossa fazendo um mapeamento de todas essas questões, das heranças caóticas que o próximo governo vai receber. É uma novidade quase que por semana”, diz Guilherme Mello.

PROFETA. Médica que ganhou a alcunha de “capitã cloroquina” na pandemia, por propagandear o uso do remédio que é inútil contra a covid, Mayra Pinheiro será homenageada por Jair Bolsonaro com a Ordem do Mérito Médico, em evento organizado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no próximo dia 5.

PROFETA II. A homenagem não deixa de ser também um ato de campanha eleitoral, uma vez que Mayra é candidata a deputada federal pelo PL, o mesmo de Bolsonaro, no Ceará.

CLICK.  Danilo Cabral (PSB), candidato ao governo de Pernambuco, tirou selfie com Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio. Os dois estados estão no centro do atrito da aliança entre PT e PSB.


Pronto, falei!


"O voto das mulheres é a grande preocupação dos candidatos, mas esqueceram de garantir espaço para elas nas chapas majoritárias e nos comandos partidários.”, Eliziane Gama, Senadora (Cidadania-MA)

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS