O impacto do coronavírus nas doenças vasculares

| 08/06/2020, 15:49 15:49 h | Atualizado em 08/06/2020, 16:08

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-04/0x0/leonardo-lessa-c21fdb0d1084679ef7080fb8eba578a4/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-04%2Fleonardo-lessa-c21fdb0d1084679ef7080fb8eba578a4.jpg%3Fxid%3D126085&xid=126085 600w, Leonardo Lessa: análise

Mais tempo confinados e com movimentos mais limitados. Por mais que haja um exercício aqui ou ali, a realidade é que o novo coronavírus (Covid-19) desacelerou a vida de todo mundo.

Em muitos casos, os movimentos se limitam apenas entre um cômodo e outro da casa. Realmente é preciso se proteger do vírus, porém o novo estilo de vida imposto pela pandemia pode ser gatilho para o surgimento ou agravamento de várias doenças, sobretudo as vasculares.

Para afastá-las, uma receita básica da saúde: alimentação balanceada aliada a exercícios físicos. Com isso, a circulação já melhora e reduz as chances de complicações bem no meio da quarentena.

O cirurgião vascular e presidente da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), Leonardo Lessa, conversou com o AT em Família para detalhar melhor os impactos do coronavírus nas doenças vasculares.
Leonardo também é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

AT em Família – Que cuidados se deve tomar com a saúde vascular nesse período de quarentena?

Leonardo LessaTemos que nos atentar para uma boa alimentação, que seja equilibrada e variada. Temos que pensar também em praticar algum tipo de exercício físico nesses dias. E quanto ao trabalho desenvolvido dentro de casa, é fundamental considerar uma boa postura evitando ficar muito tempo na mesma posição. Isso prejudica muito a circulação de maneira geral. É preciso se levantar de tempos em tempos e fazer alguns alongamentos, ou mudar de posição.

O que causa o problema vascular?

O problema vascular é uma doença multifatorial. Ela pode ser causada por problemas genéticos, fatores hormonais e problemas comportamentais, ou seja, o estilo de vida (má alimentação, sedentarismo, álcool e cigarro).

Qual o público mais atingido?

Não existe um gênero mais atingido. Normalmente a doença vascular atinge do jovem adulto ao idoso. O espectro de doenças desse público é grande que vão de doenças venosas (varizes e afins) até doenças arteriais, com obstruções nos mais velhos.

Que outras partes do corpo podem ser afetadas pelos problemas vasculares?

Além das pernas que são muito comuns, o problema vascular pode afetar qualquer parte do corpo. Comumente afeta o sistema de irrigação cerebral, cardíaco e outras partes. Afinal o que é um infarto? Nada mais é que o entupimento de um vaso do coração.

Meias de compressão podem aliviar o cansaço e inchaço nas pernas?

Temos que entender que a perna (panturrilha) é como se fosse um coração. Ela bombeia o sangue de volta para o sistema cardiovascular. Tanto a atividade física quanto o uso de meias são um estímulo externo que contribuem para a diminuição do inchaço e do cansaço das pernas. Fortalecer a musculatura da perna é de extrema importância para circulação sanguínea.

Como a pessoa pode identificar que sofre de problemas vasculares?

Os sintomas mais comuns da doença vascular estão relacionados à ausência ou excesso de circulação de sangue. No caso da ausência, você percebe a diminuição de temperatura, a coloração fica pálida e também pode apresentar dor. No excesso você tem o inchaço do membro e apresenta varizes. Outro indicativo é o acometimento de câimbras constantes.

Como driblar as doenças nessa quarentena?

Nesse período temos que ficar atentos aos excessos de alimentação inadequada, pois estamos mais propensos ao fast food por conta da ansiedade do momento e a facilidade do delivery.

E lembrar de não ficar sempre na mesma posição, pois o nosso sangue precisa circular. Também precisamos cuidar do estresse e não esquecer de beber muita água. A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do sistema circulatório.


Perguntas dos leitores


Dyane Fernandes, 49 anos, bacharel em Direito: Qual o tratamento para os problemas vasculares?

Leonardo Lessa: "Como os problemas vasculares atingem vários espectros de doenças, o tratamento é muito variado. Podendo ir de simples dietas e mudanças de estilo de vida, passando por tratamento medicamentoso ou uso de meias e até, em casos mais graves, intervenções cirúrgicas".

Danielle Alves de Melo,36 anos, operadora de caixa: Quando é necessária a intervenção cirúrgica?

Leonardo Lessa: "Existem cirurgias mais simples que são recomendadas para incômodos estéticos, no caso das varizes. Também existem cirurgias mais complexas que são indicadas para úlceras, ou falta de irrigação de um membro que pode vir a causar a amputação do mesmo. O cirurgião vascular é quem define a melhor opção".


Saiba mais


Herança genética

  • A saúde vascular está fortemente ligada a fatores genéticos.

  • A doença vascular é caracterizada e é mais comum em membros inferiores. Tanto a arterial quanto a venosa.

  • Se exercitar, fazer uma alimentação balanceada e se, precisar, antecipar o uso meias compressoras são maneiras de prevenir as doenças vasculares.


Fique por dentro


  • srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-06/0x0/doencas-vasculares-c3859a2c8343f1187a5e748e21207abd/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-06%2Fdoencas-vasculares-c3859a2c8343f1187a5e748e21207abd.jpeg%3Fxid%3D126086&xid=126086 600w,
    Neste momento temos que ficar atentos ao nosso corpo. A pessoa deve procurar ajuda médica quando percebe algum tipo de mudança muito brusca que um determinado membro do corpo.
  • Como exemplo, dor muito forte, alteração muito grande de coloração e temperatura, ou o aparecimento de uma ferida que não cicatriza.

  • Se a pessoa tem algo simples como varizes, o caso não é urgente e pode esperar a pandemia passar.

As doenças vasculares em crianças não são comuns, mas ocorrem. Normalmente, em grande parte, são causadas por fatores genéticos. Acometem do jovem adulto ao idoso (com obstrução nos mais velhos).

  • Sistema venoso - transporta o sangue de volta para o coração.

  • Sistema arterial - carrega sangue para o organismo através de ramificações.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: