Ufes tem dois cientistas na lista de melhores do mundo

| 26/11/2020, 09:28 09:28 h | Atualizado em 26/11/2020, 09:51

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-11/372x236/cientistas-ufes-6e0a0cc4fc5374b321b71b9fcbde07b0/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-11%2Fcientistas-ufes-6e0a0cc4fc5374b321b71b9fcbde07b0.jpeg%3Fxid%3D152034&xid=152034 600w, Renato Krohling,   54 anos, e  Winfried Zimdahl, 72, estão na lista dos melhores cientistas do mundo.
Uma lista com os nomes dos melhores cientistas do mundo, divulgada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, coloca a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em evidência no cenário científico internacional. Afinal, dois pesquisadores da universidade pública estão presentes nessa relação.

Como critério de avaliação, foram levados em conta a produção dos cientistas ao longo da carreira.

A lista reúne os 100 mil melhores pesquisadores. Entre eles, está o capixaba Renato Krohling, 54 anos.

Atuando atualmente como professor, ele destaca um trabalho desenvolvido durante o seu doutorado, feito na Alemanha, entre os que considera mais importantes.

“Durante o meu doutorado, desenvolvi um método, por meio da inteligência artificial, que hoje é usado por empresas para controlar processos industriais e em equipamentos”, destacou Krohling.

Natural de Domingos Martins e morador de Marechal Floriano, na Região Serrana, o pesquisador disse que seus estudos são base para outras pesquisas científicas.

Foi com surpresa que ele ficou sabendo que seu nome está na lista dos melhores cientistas do mundo. “Recebi a notícia com alegria e satisfação. Isso é fruto de um trabalho duro e de longo prazo”.

O outro representante da Ufes na lista é o alemão Winfried Zimdahl, 72, que participou do Cosmo-Ufes por vários anos.

O pesquisador atuava em estudos sobre as aplicações da Teoria de Gravitação na dinâmica do Universo, estudando a origem de estruturas cósmicas, como galáxias e aglomerados de galáxias.

Para Zimdahl, o nome dele na lista contribui para evidenciar a Ufes no campo científico.

“Fico feliz em contribuir para aumentar a visibilidade da Ufes, sobretudo do grupo Cosmo-Ufes. Em muitas ocasiões, membros do grupo e alunos foram coautores”, salientou Zimdahl, que hoje está aposentado e mora em solo europeu.

Saiba mais

Renato Krohling

• O pesquisador é natural de Domingos Martins e foi graduado em Engenharia Elétrica, pela Ufes.
  • Em 1995, ele concluiu doutorado em Engenharia Elétrica na Alemanha. O pesquisador também possui mestrado na área.
  • Desde a década de 1990, Krohling vem trabalhando na área de inteligência artificial, em redes neurais, lógica fuzzy (lógica difusa) e algoritmos biologicamente inspirados.
  • Os resultados dessa pesquisa têm sido aplicados em solução de problemas na área de agricultura, como identificação automática de doenças de plantas e na identificação automática de lesões de pele.
  • Hoje, Krohling atua como professor no curso de graduação de Engenharia de Produção e no programa de pós-graduação em Ciência da Computação, ambos pela Ufes.

Winfried Zimdahl

• O pesquisador tem origem alemã e é formado em Física.
  • O cientista, hoje aposentado, atuava em estudos sobre as aplicações da Teoria de Gravitação na dinâmica do Universo, estudando a origem de estruturas cósmicas, como galáxias e aglomerados de galáxias.
  • Zimdahl foi professor visitante na Ufes e participou do Cosmo-Ufes por vários anos. Ele faria uma visita aos colegas em Vitória, mas a pandemia impediu a viagem.
Fontes: Renato Krohling e Winfried Zimdahl.