Shoppings do Rio voltam a abrir nesta quinta, mas com horário reduzido

| 11/06/2020, 11:41 11:41 h | Atualizado em 11/06/2020, 11:51

Os shoppings voltam a funcionar nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro, na véspera do dia dos namorados, data importante para o comércio. No entanto, a prefeitura determinou uma série de normas essenciais e obrigatórias, as chamadas Regras de Ouro, para a reabertura dos centros comerciais.

O funcionamento tem horário diferente e reduzido: de 12h às 20h. A lista das obrigações tem que estar exposta em diversos locais para orientação dos clientes. A capacidade não poderá passar de um terço dos frequentadores, o que também vale para os estacionamentos.

As regras para os shoppings incluem ainda o distanciamento de dois metros entre as pessoas; o uso de álcool em gel e de máscaras; a limpeza e manutenção do ar-condicionado; e medição de temperatura.

Os shoppings se prepararam para a abertura e logo na entrada, os clientes vão encontrar dispensers com álcool em gel sem precisar tocar em frascos. Em alguns centros comerciais, o acionamento é por um pedal e, em outros, com a aproximação das mãos.

Há shoppings que optaram pela instalação de tapetes na entrada para higienizar a sola dos sapatos dos consumidores.

A medição de temperatura segue também o sistema de aproximação por câmeras ou por termômetros Para a orientação da distância de dois metros foram colocados adesivos nos chão para facilitar o posicionamento dos clientes.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-04/372x236/coronavirus-mascara-a0d48240066a36866eea8a7585577f26/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-04%2Fcoronavirus-mascara-a0d48240066a36866eea8a7585577f26.jpg%3Fxid%3D126568&xid=126568 600w,

As áreas de convivência permanecem sem poder funcionar, como as praças de alimentação que continuam fechadas. Os restaurantes, no entanto, podem funcionar, mas apenas no esquema de entrega e para pegar o pedido no local pessoalmente ou de dentro do carro (drive thru). O cliente não pode parar em algum espaço de convivência para comer dentro dos shoppings. As áreas de lazer, festas e games permanecem fechadas.

Sem manobristas
A entrada de animais será permitida apenas para atendimento nas lojas pets. Não haverá manobristas, nem aluguel de carrinhos de bebês.

Nessa retomada do comércio, a prefeitura também determinou que os shoppings tem que fazer limpeza dos ambientes a cada três horas. Os funcionários que apresentarem sintomas da covid-19 têm que ser encaminhados aos serviços médicos. Os centros têm que providenciar ainda equipamentos de proteção individual para os empregados.

A volta do funcionamento dos shoppings estava prevista na segunda etapa do Plano de Retorno das Atividades da Prefeitura que seria na semana que vem.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse que a antecipação ocorreu após encontro com representantes de 32 shoppings da capital, sendo baseada em avaliações do comitê médico e científico que assessora a prefeitura.

Segundo ele, a decisão do comitê foi por unanimidade, a partir de dados seguros sobre a queda na curva de contágio da covid-19 e a oferta de número de leitos maior que a demanda de pacientes.

O cumprimento das regras, conforme a prefeitura, vai ser coordenado e fiscalizado pela Secretaria de Ordem Pública e pela Vigilância Sanitária. O prefeito alertou, no entanto, que pessoas com comorbidades, idosos e as em risco não poderão trabalhar nem devem sair de casa.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: