Robô mais moderno do mundo chega ao Espírito Santo

| 25/03/2020, 14:45 14:45 h | Atualizado em 25/03/2020, 14:53

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-03/372x236/cirurgia-robotica-69eccc7be0d529937446573329fb4af7/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-03%2Fcirurgia-robotica-69eccc7be0d529937446573329fb4af7.jpg%3Fxid%3D114711&xid=114711 600w, Médico fica distante do paciente durante cirurgia robótica com Da Vinci Xi

O robô cirúrgico Da Vinci Xi, considerado o mais moderno do mundo, chegou a solo capixaba ontem. A tecnologia, vinda dos Estados Unidos, permitirá a execução de cirurgias complexas utilizando métodos menos invasivos.

Na próxima segunda-feira, o equipamento chega ao hospital Santa Rita, onde será instalado. O robô poderá ser utilizado em cirurgias como de vesícula, endometriose, bariátrica e intestinal, e também em casos de tumores de próstata, renais e ginecológicos, além de prolapsos genitais.

Mas, segundo o urologista e diretor clínico do hospital, Alexandre Tironi, devido à pandemia do novo coronavírus, a previsão é de que ele comece a ser usado apenas na última semana de abril ou em maio.

“O resultado final de uma cirurgia com o robô é o mesmo de um procedimento tradicional. No entanto, o Da Vinci Xi traz várias vantagens, como a diminuição do tempo de internação, da dor após a operação e das chances de se precisar e transfusão de sangue.”

Para o cirurgião geral e do aparelho digestivo Robert Stephen Alexander, o aparelho traz vantagens ergonômicas para o cirurgião, como a melhora da postura, e “poderá aumentar o tempo de carreira de muitos profissionais”.

Cariacica

O hospital Meridional Cariacica também vai receber o Da Vinci Xi. A previsão é que o robô chegue à unidade entre o final de março e o início de abril. Mas, devido à pandemia, pode haver atraso.

Para o chefe da equipe de transplante hepático do Meridional, Gustavo Peixoto Soares Miguel, a cirurgia robótica traz benefícios para todas as operações do hospital.

“Com ela, há a implantação de vários protocolos de segurança e mudanças na infraestrutura dos hospitais, permitindo a incorporação de novas tecnologias.”

Para todos os especialistas ouvidos pela reportagem, a única desvantagem das cirurgias robóticas é o alto custo do equipamento.


Como funciona

> Ao chegar aos hospitais, o robô Da Vinci Xi passará pelo processo de instalação.

> Os médicos já estão recebendo treinamento para cirurgias robóticas, utilizando simuladores.

> Durante a operação, é o cirurgião que conduz o robô. Para isso, ele realiza movimentos controlados por um equipamento chamado console, que os interpreta e faz com que o robô execute as ações.

> O cirurgião está no controle o tempo todo e o robô segue os comandos do médico.

Como é o robô

> Possui quatro braços articulados, com amplitude maior que a das mãos humanas, que atuam diretamente no paciente.

> Tem controle ergonômico, que filtra qualquer tipo de tremor natural do ser humano e traduz todo movimento feito pelas mãos do cirurgião, para que seja mais preciso.

> Possui sistema de vídeo de alto desempenho.

> Tem imagens em 3D HD.

> Aumenta a eficiência e a segurança da cirurgia.

> As incisões realizadas nas cirurgias robóticas são bem menores, já que os instrumentos inseridos no paciente são pinças localizadas nos braços robóticos.

> Em cirurgias comuns, as incisões são maiores, visto que o médico precisa colocar as mãos para realizar o procedimento.

Fonte: Especialistas consultados.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: