Rainhas e reis dos músculos em competição nacional

Cerca de 600 atletas vão participar do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, de quinta a domingo, em Vitória

Marcos Barcelos, do jornal A Tribuna | 26/07/2022, 16:10 16:10 h | Atualizado em 26/07/2022, 16:10

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00120691_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00120691_00.jpg%3Fxid%3D365771&xid=365771 600w, Roger Cardoso (na frente), Kalyk Rodrigues, Pollyana Maciel, Junior de Paula, Solange Silva e Sara Sabino
 

Na base da superação, da força de vontade e de muito treino, fisiculturistas capixabas estão focados para a 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness. 

Como dose extra de motivação para eles, o torneio acontece em Vitória, de quinta a domingo, no Centro de Convenções.

Segundo a presidente da Federação Capixaba de Fisiculturismo e Fitness (IFBB/ES), Andrea Borges, está é a segunda vez que o campeonato é realizado no Espírito Santo, sendo a última vez em 1999. Ao todo, serão 18 estados representados e cerca de 600 atletas vão competir nesta semana. 

Para ela, a expectativa para a realização da competição em Vitória é a melhor possível.

“Ser o estado-sede do Campeonato Brasileiro depois de 23 anos é uma realização para a gente. Estamos super felizes e esperamos que seja um sucesso. Inclusive, o nosso Estado tem bons atletas, alguns campeões e que querem defender novamente o título. Tem tudo para ser um sucesso”, declara a presidente da federação.

Uma das capixabas na competição, a assistente contábil Sara Sabino, de 31 anos, vai defender o seu título nacional na categoria Bikini Fitness e espera uma disputa acirrada.

“Eu espero que tenham muitas grandes atletas, pois isso me motiva a superar meus limites”, afirma.

A professora Pollyana Maciel, de 39 anos, está na categoria Bodyfitness e foi campeã todas as vezes que competiu no Estado.

“Vou colocar muita dedicação e amor pelo que eu faço, além de  Deus à frente dos meus planos e sonhos para me superar”, diz.

Já o casal formado pela coreógrafa Kalyk Rodrigues, de 33 anos, e o atleta Roger Cardoso, de 29 anos, vai competir junto na categoria Mixed Pairs, que é feita em dupla, e se dedica muito pelo título.

“A gente treina, faz cardio, ensaiamos e moramos juntos, e isso nos deixa ainda mais entrosados”, conta Roger.


SAIBA MAIS

A competição

- A 52ª Edição do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness será realizada no Centro de Convenções de Vitória, de quinta a domingo, das 9h às 18h. Ingressos no site ifbbstore.com.br, a partir de R$ 40.

Classificação

- Ao todo, serão 18 estados representados e cerca de 600 atletas competindo, que se classificaram ao terminar entre os seis primeiros de cada categoria nos torneios estaduais.

- Entre os critérios de avaliação de cada categoria de fisiculturismo estão: definição, volume, proporção e harmonia.

- Já nas categorias fitness, serão avaliados critérios como desfile, carisma, vestimentas e a parte estética.

- Os seis classificados do Campeonato Brasileiro têm vaga para o Mister Universo, no mês de agosto, em São Paulo. Já os dois primeiros, vão para o Sul-Americano, em outubro, também na capital paulista.

Competidores

- Entre os capixabas na disputa estão os atletas Sara Sabino, Solange Oliveira Silva, Pollyana Maciel, Kalyk Rodrigues, Roger Zacche Cardoso e Junior de Paula. 

Fonte: IFBB/ES.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: