Programa Qualificar ES vai oferecer curso de prevenção de acidentes domésticos

| 16/08/2021, 17:04 17:04 h | Atualizado em 16/08/2021, 17:26

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-08/372x236/qualificar-es-ec4ff396618f93120b5d94c4a296cdd0/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-08%2Fqualificar-es-ec4ff396618f93120b5d94c4a296cdd0.jpeg%3Fxid%3D184546&xid=184546 600w, Acordo foi firmado nesta segunda

O isolamento durante a pandemia evidenciou um problema que são os acidentes domésticos. O governo do Estado, por meio do Programa de Qualificar ES, vai ministrar cursos de prevenção de acidentes dentro de casa a partir do final deste mês. 

O projeto chamado “Mãe Prevenida Vale Uma Vida” vai orientar, por meio de palestras do Corpo de Bombeiros, sobre prevenção a acidentes, como situações de engasgo/asfixia em bebês, queimaduras, intoxicação, escoriações fratura, hemorragia, desmaio, convulsão ataque por animal peçonhento, choque elétrico e cuidados no lar.

Segundo o governo, apesar do nome, o projeto é direcionado a qualquer pessoa que tenha crianças sob seus cuidados. O objetivo é contribuir para que as pessoas tenham acesso a informações preciosas para prevenir acidentes domésticos. 

O acordo de cooperação foi firmado, nesta segunda-feira (16), entre a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), no Quartel do Comando-geral da Corporação, em Vitória. 

Segundo o governo, o objetivo é orientar e capacitar alunos do programa dando dicas importantes sobre os cuidados domésticos necessários para a prevenção de acidentes. A iniciativa terá início neste mês de agosto nos polos onde é oferecido o Qualificar ES.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann; o subsecretário de Gestão e Parcerias, Ricardo Pessanha; a subsecretária de Educação Profissional, Solange Batista; a gerente de Educação Profissional, Renata Resstel; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira; e o autor do projeto “Mãe Prevenida Vale uma Vida”, tenente coronel Carlos Wagner Borges participaram do momento de assinatura do acordo de cooperação.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, afirmou que as palestras terão caráter informativo e serão abertas aos inscritos no Programa Qualificar ES.

“Será uma grande oportunidade para homens e mulheres que tenham interesse em aprender sobre o assunto. A ideia é que a informação alcance o maior número de pessoas e se multiplique, já que o objetivo é proteger e salvar vidas. A equipe dos Bombeiros vai ministrar palestras e vai visitar todos os polos onde acontecem as aulas dos Qualificar ES, portanto todos os municípios serão contemplados até janeiro de 2022 e os participantes após o curso vão receber novas dicas por meio do WhatsApp”, disse Tyago.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, destacou que ensinar sobre prevenção e primeiros socorros faz parte da missão da Corporação. Ele também adiantou que o Qualificar ES é um projeto de grande importância para a sociedade e fazer parte desse programa é motivo de grande satisfação. “Quando ensinamos as famílias como proteger suas crianças de acidentes domésticos e como agir caso eles aconteçam, estamos promovendo segurança às crianças e conhecimento aos pais. Fazer parte do Programa Qualificar ES é extremamente importante para ampliar o nosso alcance”, declarou.

As primeiras palestras por meio do Programa Qualificar ES estão previstas para ocorrer em Cariacica. Em seguida, o projeto será levado para outros municípios da Grande Vitória e do Interior do Estado. Após a primeira palestra, presencial, os participantes receberão acompanhamento por meio do Whatsapp, por onde poderão tirar dúvidas e solicitar informações.

“Nosso objetivo, com essa parceria, é levar segurança para os lares capixabas e fazer do Espírito Santo uma referência quando o assunto é prevenção de acidentes domésticos. A disseminação dessas informações previne acidentes, preserva a integridade e o bem-estar das nossas crianças e ainda tem um impacto importante na economia do Estado, pois reduz custos com internações e suporte médico”, explicou o tenente-coronel Wagner Borges, idealizador do Projeto.

Programa Qualificar ES

Tem como objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba. Com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas, contribuindo para a formação profissional de milhares de cidadãos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: