Operações da PM neste fim de semana vão contar com drones e novos radares

| 14/08/2021, 14:03 14:03 h | Atualizado em 14/08/2021, 14:12

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-08/372x236/policiais-preparam-leitor-de-placas-de-veiculos-para-blitze-do-fim-de-semana-f2d615cc3befd2ae74311be0a590e83e/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-08%2Fpoliciais-preparam-leitor-de-placas-de-veiculos-para-blitze-do-fim-de-semana-f2d615cc3befd2ae74311be0a590e83e.jpeg%3Fxid%3D184306&xid=184306 600w, Policiais preparam leitor de placas de veículos para blitze do fim de semana

O Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) vai contar com cinco tecnologias diferentes para flagrar motoristas infratores e circulando com veículo irregular pelas vias do Estado.

Excesso de velocidade, embriaguez e carros com licenciamento e IPVA atrasados são algumas das irregularidades que podem ser identificadas nas operações deste final de semana.

A tecnologia mais recente é a versão móvel do Optical Caracteres Reader, mais conhecido como OCR, sigla em inglês para Leitor Ótico de Caracteres.

O aparelho é acoplado no teto das viaturas para fazer a leitura da placa dos veículos que estão na via. O sistema é capaz de ler a placa e identificar, em tempo real, irregularidades criminais, como furto e roubo, ou administrativas, como a falta do pagamento do licenciamento, que é obrigatório.

Dirigir veículo com licenciamento atrasado é uma infração gravíssima, com previsão de multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na carteira e apreensão do veículo.

“O equipamento vai mostrar se é um veículo que pode circular. Se for flagrado circulando, será abordado para a aplicação das medidas cabíveis. É um equipamento que impulsiona a qualidade da fiscalização, trazendo uma abrangência maior”, ressaltou o capitão Anthony Moraes Costa, do BPTran.

O equipamento foi adquirido em parceria com o Detran-ES. Existe ainda uma outra versão do leitor, com a mesma finalidade, mas que fica instalado em um ponto fixo da fiscalização.

Outra novidade é o radar portátil para flagrar veículos com excesso de velocidade. O equipamento fica na mão dos policiais e identifica um veículo em até 300 metros.

Os policiais também vão ficar de olho nos condutores que fogem das blitze. Para isso, serão utilizados drones, segundo o capitão Anthony. “Ele traz um apanhado mais amplo do que nossa visão em terra”.

O capitão ressalta, ainda, que os bafômetros ativos e passivos voltaram a ser utilizados normalmente para flagrar motoristas embriagados. Durante a pandemia da covid, a utilização ficou mais restrita por conta do possível risco de contaminação.


SAIBA MAIS Equipamento identifica veículo irregular


OCR móvel

  • O Optical Caracteres Reader é conhecido como OCR, sigla em inglês para Leitor Ótico de Caracteres.
  • O equipamento fica no teto das viaturas para fazer a leitura da placa de veículos em tempo real.
  • O sistema lê a placa e identifica irregularidades criminais, como roubo, e administrativas, como a falta do pagamento do licenciamento e IPVA.

OCR fixo

  • Funciona com a mesma tecnologia e finalidade do OCR móvel, mas esse fica em um ponto fixo da blitz para flagrar os veículos que passam por ela.

Radar portátil

  • O equipamento novo para a PM fica na mão dos militares, apontado para a pista com o objetivo de flagrar veículos com excesso de velocidade

Drone

  • O veículo aéreo não tripulado será utilizado para flagrar motoristas que estão fugindo da fiscalização.

Bafômetro

  • Os dois tipos de bafômetros (passivo e ativo) voltaram a ser utilizados normalmente.

Fonte: Batalhão de Trânsito da PM.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: