Obras para ligar ciclovias em Vitória
Trinta quilômetros de ciclovias no município de Vitória serão reformados até o fim do ano. Com investimentos de R$ 6,2 milhões, o objetivo é recuperar a malha cicloviária e fazer uma ligação com as ciclorrotas que estão sendo implantadas na capital.
A ciclorrota consiste na destinação de uma rua inteira para as bicicletas, mas com uso compartilhado com os carros. Diferente do modelo de ciclovia, na ciclorrota o ciclista pode transitar na frente do veículo, ou seja, no meio da pista mesmo, sempre tendo a prioridade.
Essas rotas fazem a ligação entre duas ciclovias que não se encontram, como por exemplo as avenidas Beira-Mar e Vitória. Com isso, as obras de recuperação estão concentradas nessas ciclovias que já existem nas avenidas.
Estão contempladas as ciclovias em avenidas como Norte-Sul, Serafim Derenzi, Dante Michelini e Fernando Ferrari, além de bairros como Jardim Camburi, Mangue Seco, Enseada do Suá e Centro.
“O objetivo é recuperar toda a ciclovia e fazer a nova sinalização para conectá-las com as ciclorrotas. Dos 30 quilômetros, 19,79 km já estão em execução”, afirmou o secretário da Central de Serviços, Marcos Aranda.
Toda a camada asfáltica será retirada para a aplicação de um novo asfaltamento e pintura. Além disso, será feita a microdrenagem nas ciclovias onde a água da chuva costuma empoçar. Por fim, será feita a nova sinalização indicando as ciclorrotas, segundo Aranda. “As obras serão concluídas até o fim do ano”, ressaltou.
Na Ponte de Camburi, o canteiro central está sendo reduzido para que a ciclovia compartilhada entre ciclistas e pedestres ganhe mais espaço. A pista para veículos vai continuar do mesmo tamanho.
Até o momento, seis bairros de Vitória já contam com ciclorrota: Goiabeiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria e Forte São João. Nas vias, a velocidade máxima para veículos foi reduzida para 30 km/h.
No planejamento da Prefeitura de Vitória, o próximo bairro a receber a ciclorrota é Nova Palestina ou Redenção, na Grande São Pedro. Também vão receber ruas como essas os bairros Mata da Praia, Bairro República, Praia do Canto e Itararé.
Saiba mais
Diferença entre ciclovia e ciclorrota
Ciclovia
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Na ciclovia, que já é mais tradicional, uma parte da via é separada da faixa de veículos para o tráfego de bicicletas.
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Ela pode ser separada por um meio-fio (como na Orla de Camburi), por tachões (Rodovia Serafim Derenzi) ou barreira de proteção (Leitão da Silva e Avenida Vitória).
Ciclorrota
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Na ciclorrota, que começou a ser instalada este ano em Vitória, toda a rua pode ser usada pelo ciclista, de forma compartilhada com os outros veículos, a exemplo de carro e moto.
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O ciclista pode transitar na frente do veículo, ou seja, no meio da pista, sempre tendo a prioridade. Para que isso seja feito de forma segura, a velocidade máxima da via é reduzida para 30 km/h e a via é pintada com faixas de bicicletas, além da colocação de placas.
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O objetivo é fazer a ligação segura entre dois locais da cidade que já contam com ciclovias em ruas e avenidas.
Obras em ciclovias
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Serão 30 km de ciclovias reformadas: avenida Norte-Sul; rodovia Serafim Derenzi; avenida Dante Michelini; Praia de Camburi; Mangue Seco (Andorinhas); Hortomercado ao Shopping Vitória; avenida Munir Hilal; avenida Fernando Ferrari; trecho em frente ao Posto Iate; avenida Rio Branco; região da Codesa até a Praça Oito (Centro); e Pista de Bicicross (Jardim Camburi).
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O investimento para a obra é de R$ 6,2 milhões.
Implantação de ciclorrota
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Seis bairros de Vitória já contam com essas vias: Goiabeiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria e Forte São João.
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Os próximos serão: Grande São Pedro, Mata da Praia, Bairro República, Praia do Canto e Itararé.
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Fonte: Prefeitura de Vitória e pesquisa A Tribuna.