Idoso é levado de maca para fazer prova de vida em banco

| 10/06/2021, 12:11 12:11 h | Atualizado em 10/06/2021, 12:17

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-06/372x236/idoso-e-levado-de-maca-para-fazer-prova-de-vida-em-banco-166d22f4b0f478dcff80d5e6985befe9/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-06%2Fidoso-e-levado-de-maca-para-fazer-prova-de-vida-em-banco-166d22f4b0f478dcff80d5e6985befe9.jpeg%3Fxid%3D176374&xid=176374 600w, Idoso foi levado de maca para fazer prova de vida em banco
Um idoso, 80 anos, foi levado de maca para fazer a prova de vida em um agência do Banco do Brasil, em Piripiri, no Piauí, na sexta-feira (4). A prova de vida é obrigatória para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A família contou para o G1 que o aposentado teve que realizar o procedimento presencialmente para que continuasse recebendo o benefício. Antes de levar o idoso para a agência, um parente tentou fazer a prova de vida, mas não conseguiu.

O familiar disse que o banco afirmou que o aposentado teria que ir pessoalmente fazer o procedimento. O banco disponibilizou uma ambulância, mas ele teve que ir de maca até a entrada da agência.

“Fazer prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia? Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico?, destacou a família para o G1.

O aposentado sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e não consegue andar. Ele tem a saúde debilitada e precisa de cuidados constantes, além de não poder usar a cadeira de rodas.

Ainda para o G1, um parente desabafou. "Meu Deus, é revoltante. O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método pra fazer? Um absurdo", disse.

O outro lado

O Banco do Brasil informou, por meio de nota, que “não prestou qualquer tipo de orientação para que a prova de vida, no caso do senhor de 80 anos de Piripiri, fosse realizada em alguma de suas agências. O beneficiário foi levado à agência do BB sem contato prévio e orientação sobre como realizar a prova de vida para pessoas acamadas/hospitalizadas. O Banco ressalta que a prova de vida foi realizada logo após o atendimento em Piripiri - ressalte-se sem conhecimento prévio - ser avisado da presença do beneficiário em frente à agência.

O INSS oferece a opção da prova de vida domiciliar, com agendamento por meio do site meu.inss.gov.br.

Os beneficiários com impossibilidade de locomoção, acamados/hospitalizados devem ser orientados a constituir procurador junto ao INSS.

A procuração pode ser cadastrada à distância pelo portal MEU INSS > Agendamentos/Requerimentos > Novo Requerimento > no campo pesquisa digitar: Cadastrar ou Renovar Procuração.

Orientações e procedimentos necessários para o cadastramento da procuração estão disponíveis no site do INSS: https://www.inss.gov.br/orientacoes/procuracao/.

O Banco do Brasil oferece ainda aos beneficiários do INSS e correntistas do Banco do Brasil podem fazer a prova de vida por meio do app BB, sem a necessidade de comparecimento à rede de agências.

Basta que o cliente tenha o app instalado em seu smartphone. Ao acessar sua conta entre no menu > serviços > prova de vida INSS, tire foto de seu documento de identificação, frente e verso, e uma selfie. Pronto!

Além do AppBB, os beneficiários do INSS podem fazer prova de vida pelo TAA com biometria e na rede de agências”.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: