Festa da Penha: “Ciclistas da fé” vão percorrer 14 quilômetros até o Convento

A novidade deste ano é que, além da concentração em Cobilândia, parte do grupo sairá de Jardim Camburi

Will Anholetti, do jornal A Tribuna | 05/04/2024, 17:30 17:30 h | Atualizado em 05/04/2024, 14:19

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/170000/372x236/Festa-da-Penha-Ciclistas-da-fe-vao-percorrer-14-qu0017500600202404051419/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F170000%2FFesta-da-Penha-Ciclistas-da-fe-vao-percorrer-14-qu0017500600202404051419.jpg%3Fxid%3D773717&xid=773717 600w, Murillo Nascentes admite estar ansioso para a Romaria dos Ciclistas

Uma das mais tradicionais romarias da Festa da Penha, a Romaria dos Ciclistas, acontece na próxima segunda-feira, Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e promete arrastar cerca de 8 mil fiéis em um gigantesco pedalaço em direção ao Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, onde acontece a bênção dos ciclistas.

A novidade deste ano é que, além da concentração na Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia (Vila Velha), às 8 horas, outra parte da romaria sairá da capital. A Prefeitura de Vitória até criou um endereço eletrônico para inscrições prévias (https://vivacidade.vitoria.es.gov.br/).

A concentração acontece no Atlântica Parque, em Jardim Camburi, com saída às 7 horas, seguindo pela avenida Dante Michelini. A pista no sentido Jardim Camburi ao Centro será totalmente fechada. O destino é o Campinho do Convento da Penha, passando pela Terceira Ponte.

O corretor de imóveis Murillo Nascentes, de 42 anos, vai participar pela primeira vez da romaria e está ansioso pela experiência. Ele vai sair do Atlântica Parque e percorrer cerca de 14 quilômetros até o local da bênção.

“Eu e minha esposa pedalamos com um grupo de amigos, que também estarão na romaria. Estamos extremamente ansiosos e com expectativa alta. Nunca atravessamos a Terceira Ponte na faixa de carros, apenas pela Ciclovia da Vida. Será uma experiência inesquecível”, afirma Murillo.

Padre Renato Criste, da Catedral Metropolitana de Vitória, diz que a novidade veio para agregar.

“A Festa da Penha sempre se reiventa. Ano passado participaram cerca de 7 mil ciclistas. Neste ano, com a novidade, esperamos cerca de 8 mil ao todo. Os ciclistas que virão de Jardim Camburi vão passar pela Terceira Ponte, ocupando a pista no sentido Vitória”.

O padre conta ainda que, após a chegada dos dois grupos ao Campinho do Convento, acontece, por volta das 9 horas, a bênção aos ciclistas.

“Finalizada a bênção, os ciclistas estarão livres para continuar no Santuário ou retornarem. Então, a previsão é de que, para voltar, eles passem pela Ciclovia da Vida”.

Saiba mais

Saída de Vitória e Vila Velha

Romaria dos Ciclistas

Os ciclistas que vão participar da romaria com concentração e saída na praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, Vila Velha, não vão precisar fazer inscrição.

Já aqueles que sairão no Parque Atlântica, em Jardim Camburi, a Prefeitura de Vitória orienta que se inscrevam no link https://vivacidade.vitoria.es.gov.br/

A inscrição não é obrigatória e serve para melhor organização do evento e segurança dos participantes.

Ou seja, mesmo aqueles que não conseguirem realizá-la por algum motivo, poderão participar da Romaria dos Ciclistas.

Fonte: Organização do evento.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: