Enem digital para 1.350 no Estado

| 31/05/2020, 10:19 10:19 h | Atualizado em 31/05/2020, 10:28

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-05/372x236/ana-luiza-belo-21cb50be88d14a2ebc8339bccde9fd14/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-05%2Fana-luiza-belo-21cb50be88d14a2ebc8339bccde9fd14.jpeg%3Fxid%3D124702&xid=124702 600w, Ana Luiza Belo prefere  que a prova do Enem seja aplicada em janeiro

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a escolha feita por 1.350 candidatos do Espírito Santo. Essa modalidade da prova será aplicada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.

O Enem digital terá a mesma validade da prova impressa, ou seja, também poderá ser utilizado como forma de acesso nas universidades e institutos federais de todo o País.

A prova será aplicada em locais que ainda serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pelo exame e ligado ao Ministério da Educação (MEC).

A promessa do governo federal é de que o Enem digital tenha as mesmas condições de segurança e sigilo. Para fazer a prova, os participantes deverão comparecer ao local indicado e não haverá exame aplicado em casa ou realizado em computador pessoal.

Estão inscritos para essa modalidade inédita do exame alunos concluintes do ensino médio deste ano e candidatos que já se formaram em anos anteriores. São 101.100 ao todo no País. Para a versão digital, será aplicada a mesma estrutura do Enem impresso: quatro provas objetivas e Redação. Cada uma das provas terá 45 questões de múltipla escolha apresentadas na tela do computador.

A Redação será em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

As vagas foram destinadas aos primeiros candidatos a preencher a opção “digital” no momento da inscrição. O Inep divulgou ontem que a procura foi superada “logo nos primeiros dias de abertura do prazo de inscrição”.

A prova digital, assim como a impressa, ainda não tem data definida. Após pressão de estudantes, por conta da pandemia, o MEC e o Inep decidiram adiar a realização do Enem, marcado inicialmente para novembro.

Para definir a nova data, uma enquete online será realizada com os 6,3 milhões de candidatos (provas impressa e digital) em junho. Os dados, no Espírito Santo, não foram divulgados. O Inep havia anunciado que o adiamento iria acontecer por até 90 dias, com possibilidade de a prova ser em janeiro.

Quem aguarda a definição da data é a estudante Ana Luiza Belo da Cruz Silva, de 18 anos. “Acho que o ideal é que a prova aconteça mesmo em janeiro”, afirmou.


Saiba mais


Enem Digital

  • A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada pela primeira vez este ano.

  • Ao todo, 101.100 candidatos de todos os estados brasileiros farão esta modalidade da prova.

  • As vagas foram preenchidas pelos primeiros que optaram pela versão digital no momento da inscrição.

  • A prova digital vai seguir o mesmo formato da impressa: 45 questões de múltipla escolha e Redação.

  • O resultado também vale como acesso em universidades e institutos federais.

Espírito Santo

  • 1.350 candidatos farão a versão digital da prova em quatro cidades do Estado. São elas:

  • Vitória: 750 candidatos.

  • Vila Velha: 300 candidatos.

  • Cariacica: 100 candidatos.

  • Cachoeiro de Itapemirim: 200 candidatos.

  • Os locais de prova ainda serão divulgados pelo governo federal.

  • A data da prova digital, assim como a impressa, será divulgada após uma enquete com os candidatos, em junho.

Fonte: MEC.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: