Drive-thru para descartar remédios

| 05/06/2020, 10:58 10:58 h | Atualizado em 05/06/2020, 11:09

O uso de medicamentos sem orientação médica, principalmente os disponíveis em casa, e o descarte de forma errado desses produtos aumentaram durante a pandemia, de acordo com farmacêuticos.

Como forma de conscientizar a população, o Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES) está realizando um drive-thru para que seja feito o descarte correto de remédio vencido ou mesmo dentro da validade.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-06/372x236/drive-thru-para-descartar-remedios-vencidos-d88f76813c3b29a1c2a551f9088fc269/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-06%2Fdrive-thru-para-descartar-remedios-vencidos-d88f76813c3b29a1c2a551f9088fc269.jpeg%3Fxid%3D125588&xid=125588 600w, Drive Thru para descartar remédios vencidos

O cidadão vai poder entrar com o carro no estacionamento do CRF-ES, na Av. Anísio Fernandes Coelho, 104, em Jardim da Penha, Vitória, onde um funcionário dará as orientações necessárias. A ação começou ontem e termina hoje.

“Queremos conscientizar a população sobre descarte correto. Ele não é feito jogando no lixo doméstico comum ou em vasos sanitários”, informou um dos organizadores da ação, o farmacêutico Luiz Carlos Cavalcante.

“Ao fazer isso o medicamento pode acabar em um lixão, a céu aberto e alguém, ou mesmo um animal, pegar. Já no vaso sanitário, ele cai no esgoto, vai para o mar e contamina o meio ambiente”.

O objetivo da ação é, também, conscientizar as pessoas do uso racional. “Não se deve comprar medicamento em excesso, porque sobra. Com isso, a pessoa acaba usando-o em outro momento. E pode ser que, dessa vez, seja outro problema de saúde”, frisou.

O perigo da automedicação vai além, segundo o farmacêutico. “Corre o risco de uma criança pegar o produto, se intoxicar e acabar precisando de um serviço de saúde, onde o risco de se contaminar com o coronavírus é maior.”

A aposentada Joana Darc Borges Ruy, de 68 anos, ficou sabendo do drive-thru e logo levou os medicamentos que tinha em casa e que não estavam sendo usados.

“Essa ação foi ótima. Fazemos pouco descarte e, por isso, os medicamentos acabam acumulando, o que pode se tornar um perigo”.

O projeto é uma parceria do CRF-ES com a empresa Marca Ambiental, que ficou responsável pela destinação correta e final dos produtos.

“Eles vão passar por uma incineração ou inativação. É feito um tratamento para que os medicamentos não contaminem o meio ambiente e nem outras pessoas”, explicou Luiz Carlos Cavalcante.

Postos de saúde recebem medicamentos

Como descartar

  • O medicamento, vencido ou não, deve ser entregue em um estabelecimento de saúde. Pode, também, ser levado ao local onde foi comprado.

Drive-thru

  • As pessoas podem colocar o remédio em uma sacola, separando líquido do sólido, e deixar hoje no CRF/ES, av. Anísio Fernandes Coelho, 104, Jardim da Penha, Vitória, das 9 às 16 horas.

Vitória

  • A secretaria de Saúde recebe somente os medicamentos entregues em seus serviços. A entrega deve ser feita nas farmácias das unidades de saúde, dentro do seu horário de funcionamento.

Cariacica

  • As unidades de saúde e a Farmácia Central recolhem os remédios. A Farmácia Central, em Alto Laje, funciona todos os dias, das 8h às 18h. Já as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Serra

  • Os medicamentos podem ser devolvidos nas unidades de saúde, durante o horário de funcionamento.

Vila Velha

  • O descarte pode ser feito durante a semana nas unidades de saúde, das 7h às 17h.

Fonte: CRF-ES e prefeituras consultadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: