X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Drive-thru para descartar remédios

foto autor
05/06/2020 - 10:58 • Atualizada em 05/06/2020 às 11:09

Ouvir

Escute essa reportagem

O uso de medicamentos sem orientação médica, principalmente os disponíveis em casa, e o descarte de forma errado desses produtos aumentaram durante a pandemia, de acordo com farmacêuticos.

Como forma de conscientizar a população, o Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES) está realizando um drive-thru para que seja feito o descarte correto de remédio vencido ou mesmo dentro da validade.

Imagem ilustrativa da imagem Drive-thru para descartar remédios
Drive Thru para descartar remédios vencidos |  Foto: Beto Morais/AT

O cidadão vai poder entrar com o carro no estacionamento do CRF-ES, na Av. Anísio Fernandes Coelho, 104, em Jardim da Penha, Vitória, onde um funcionário dará as orientações necessárias. A ação começou ontem e termina hoje.

“Queremos conscientizar a população sobre descarte correto. Ele não é feito jogando no lixo doméstico comum ou em vasos sanitários”, informou um dos organizadores da ação, o farmacêutico Luiz Carlos Cavalcante.

“Ao fazer isso o medicamento pode acabar em um lixão, a céu aberto e alguém, ou mesmo um animal, pegar. Já no vaso sanitário, ele cai no esgoto, vai para o mar e contamina o meio ambiente”.

O objetivo da ação é, também, conscientizar as pessoas do uso racional. “Não se deve comprar medicamento em excesso, porque sobra. Com isso, a pessoa acaba usando-o em outro momento. E pode ser que, dessa vez, seja outro problema de saúde”, frisou.

O perigo da automedicação vai além, segundo o farmacêutico. “Corre o risco de uma criança pegar o produto, se intoxicar e acabar precisando de um serviço de saúde, onde o risco de se contaminar com o coronavírus é maior.”

A aposentada Joana Darc Borges Ruy, de 68 anos, ficou sabendo do drive-thru e logo levou os medicamentos que tinha em casa e que não estavam sendo usados.

“Essa ação foi ótima. Fazemos pouco descarte e, por isso, os medicamentos acabam acumulando, o que pode se tornar um perigo”.

O projeto é uma parceria do CRF-ES com a empresa Marca Ambiental, que ficou responsável pela destinação correta e final dos produtos.

“Eles vão passar por uma incineração ou inativação. É feito um tratamento para que os medicamentos não contaminem o meio ambiente e nem outras pessoas”, explicou Luiz Carlos Cavalcante.

Postos de saúde recebem medicamentos

Como descartar

  • O medicamento, vencido ou não, deve ser entregue em um estabelecimento de saúde. Pode, também, ser levado ao local onde foi comprado.

Drive-thru

  • As pessoas podem colocar o remédio em uma sacola, separando líquido do sólido, e deixar hoje no CRF/ES, av. Anísio Fernandes Coelho, 104, Jardim da Penha, Vitória, das 9 às 16 horas.

Vitória

  • A secretaria de Saúde recebe somente os medicamentos entregues em seus serviços. A entrega deve ser feita nas farmácias das unidades de saúde, dentro do seu horário de funcionamento.

Cariacica

  • As unidades de saúde e a Farmácia Central recolhem os remédios. A Farmácia Central, em Alto Laje, funciona todos os dias, das 8h às 18h. Já as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Serra

  • Os medicamentos podem ser devolvidos nas unidades de saúde, durante o horário de funcionamento.

Vila Velha

  • O descarte pode ser feito durante a semana nas unidades de saúde, das 7h às 17h.

Fonte: CRF-ES e prefeituras consultadas.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso