Como identificar os pesquisadores do IBGE na sua cidade

Instituto criou portal onde a identidade do agente pode ser consultada

Nathália Cantarela e Taynara Nascimento | 25/07/2022, 16:03 16:03 h | Atualizado em 25/07/2022, 16:04

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00120622_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00120622_00.jpg%3Fxid%3D365226&xid=365226 600w, Todos os recenseadores irão atuar  bem identificados e com um crachá disponível com um QR Code para verificação do funcionário.
 

Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começarão a visitar as casas dos capixabas na próxima segunda-feira, 1º de agosto, para o Censo 2022. A pesquisa é importante para o conhecimento da realidade do país, mas a segurança de quem recebe o entrevistador também deve ser levada em conta.

Pensando nisso, o IBGE criou o portal Respondendo ao IBGE, onde o morador pode comprovar a identidade do agente colocando o nome dele, número do RG, CPF ou matrícula, que podem ser conferidos com seu crachá.

Além do crachá, os pesquisadores também vão estar com colete azul marinho e um QR code também será usado para sua identificação. O morador pode fazer a verificação apontando a câmera do celular para o código, que fará o direcionamento para um site com as informações completas do agente. 

dados são sigilosos

A coleta de dados fornecidos durante a coleta do Censo são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não podem ser oferecidos nem aos órgãos públicos. O IBGE ressalta também que os agentes jamais irão solicitar dados bancários dos entrevistados. 

De acordo com o site do IBGE, pesquisas por telefone também poderão ser feitas. Ao fazer o contato, o entrevistador se identificará com nome e outros dados, e o entrevistado também poderá conferir a veracidade dos informações no site.

Com os devidos cuidados, o morador pode contribuir para a pesquisa do Censo sem correr riscos. A pesquisa abrange vários temas como trabalho, saúde, educação, meio ambiente, orçamentos familiares, crescimento econômico, uso de tecnologias de informação e comunicação, dentre outros.

CUIDADOS

- Pesquisadores usam colete azul marinho com o nome do IBGE

- Verifique o crachá e QR Code

- Por telefone também é possível pedir dados da pessoa que fizer o contato

- Verifique os dados no site https://respondendo.ibge.gov.br/

- Não forneça dados bancários (eles não fazem parte da pesquisa)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: