Cartilha do MEC dá dicas para fazer o Enem

| 25/11/2020, 16:26 16:26 h | Atualizado em 25/11/2020, 16:38

Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital), agora recebem um aliado extra nos estudos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou acesso a conteúdos e dicas para os estudantes ficarem mais familiarizados com as provas.

Os materiais disponibilizados são provas e gabaritos de edições anteriores do Enem, além de exemplos de redações com nota máxima, dicas de estruturação de texto, compreensão da proposta da Redação e como demonstrar domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.

O candidato também pode fazer simulado oficial pelo aplicativo do Enem. Outro ponto que pode auxiliar os estudantes são as Matrizes de Referência do Enem, que determinam o que será avaliado em cada área de conhecimento.

O diretor do curso Homero Massena, Diego Matheus Rodrigues, destacou a importância da divulgação desse tipo de conteúdo para os alunos.

“Essa ação do Inep de disponibilizar materiais para estudo é importante, pois democratiza a educação de certa forma. E esse ano ainda enfrentamos a pandemia e a educação foi afetada”.

A professora de Linguagens e Redação, Rayza Fontes, ressalta que a Redação é fator chave para se dar bem, uma vez que para boa parte dos cursos o peso na nota é o mais alto. E para alcançar uma boa nota, leitura e repertório cultural são requisitos indispensáveis.

“A prova de Redação é corrigida com muito rigor e tem um peso muito grande. O que indico aos estudantes é muita leitura, estar atento nos assuntos da atualidade e buscar criar repertório cultural”, recomendou.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-11/372x236/mikelli-schulz-esta-fazendo-tres-cursinhos-preparatorios-para-o-enem-7c1e6248901e3df38e55724420ce4b29/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-11%2Fmikelli-schulz-esta-fazendo-tres-cursinhos-preparatorios-para-o-enem-7c1e6248901e3df38e55724420ce4b29.jpeg%3Fxid%3D151954&xid=151954 600w, Mikelli Schulz está fazendo três cursinhos preparatórios para o Enem
Quem está firme nos estudos é Mikelli Schulz Miertschink, de 22 anos. Fazendo três cursinhos simultâneos, ela busca uma vaga para Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Faço um curso de Matemática, um de Redação e outro que estudo todas as matérias. Aluguei uma cabine de estudos e tenho ido todos os dias. Agora estou focando em fazer simulados e revisando matérias e questões que tenho mais dificuldade”, disse Mikelli.


SAIBA MAIS


Algumas dicas

  • Fazer provas de anos anteriores é uma boa opção para entender o modelo da prova e o candidato ficar mais familiarizado.
  • Dar preferência para as provas do ano de 2009 em diante, pois o modelo é mais parecido com o atual. Antes disso, as provas eram aplicadas em outro formato.
  • Procurar provas de faculdades pode ajudar a abrir a mente e explorar mais assuntos. Essas provas ficam disponíveis nos sites das universidades.
  • A leitura é a chave para uma boa nota, principalmente na Redação, pois, o exame exige repertório cultural significativo.
  • Treinar a interpretação de texto também é muito importante. O Enem exige um nível de interpretação alto, uma vez que possui muitos textos e é uma prova longa.
  • Estudar com mais ênfase para disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido.
  • Faltam cerca de dois meses para a prova. Ainda há tempo para estudar. Sempre é válido revisar algo que está com uma dificuldade maior ou tentar estudar algo que o aluno ainda não estudou antes.

Cartilha do MEC

  • Os candidatos têm acesso a conteúdos e dicas para estudar para o Enem, que pode ser acessado pelo site: https://enem.inep.gov.br/antes#prepare-se-para-provas
  • Os estudantes podem ter acesso a provas e gabaritos de edições anteriores do Enem, para estudarem já dentro do modelo de avaliação que farão na prova, em janeiro.
  • Os candidatos também podem acessar a Matriz de Referência para Redação, que mostra como o texto do candidato é avaliado pela banca de correção.

Redação

  • É importante escrever a Redação com letra legível. Redação com letra ilegível poderá não ser avaliada.
  • O domínio da modalidade escrita formal será observado na adequação do texto em relação tanto às regras gramaticais quanto à fluidez da leitura.
  • O candidato deve evitar elaborar um texto de caráter apenas expositivo, devendo assumir claramente um ponto de vista. Além disso, é preciso que a tese a ser defendida esteja relacionada ao tema definido na proposta. É dessa forma que se atende às exigências dos avaliadores.
  • Leia com atenção a proposta da Redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado.
  • Reflita sobre o tema proposto para definir qual será o foco da sua discussão, isto é, para decidir como abordá-lo, qual será o ponto de vista adotado e como defendê-lo.
  • Utilize informações de várias áreas do conhecimento em seu texto, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.

Enem na pandemia

  • O Exame Nacional do Ensino Médio aconteceria, como de costume, em novembro. No entanto, com a pandemia, a avaliação precisou ser adiada.
  • As provas acontecerão em dois modelos pela primeira vez: a prova impressa, modelo tradicional, e a prova digital, pelo computador, em locais definidos pelo Inep.
  • A prova impressa acontece nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a prova digital acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
  • Para participar do Exame, o candidato deve comparecer ao local de prova marcado com documento de identificação válido e com máscara de proteção à Covid-19, sob pena de ser impedido de realizar o exame.
  • Durante a identificação do participante, será necessária a retirada da máscara de proteção, sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.
Fontes: Professores consultados e Inep.  

SUGERIMOS PARA VOCÊ: