Capixabas se preparam para passeios nos Estados Unidos

Após suspensão de restrições por causa da pandemia de covid-19, capixabas querem viajar para o país

Francine Spinassé, de A Tribuna | 17/10/2021, 17:09 17:09 h | Atualizado em 17/10/2021, 17:09

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/100000/372x236/inline_00104987_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F100000%2Finline_00104987_00.jpg%3Fxid%3D243159&xid=243159 600w, Luciana e Marcelo   vão levar os filhos João, de 9 anos, e Daniel, de 6, para passear na Disney em dezembro
   

Entre os destinos mais desejados  pelos capixabas, os Estados Unidos terão regras mais flexíveis a partir de 8 de novembro. O  governo americano anunciou que restrições de viagens serão suspensas para estrangeiros totalmente vacinados contra covid-19. A procura já aumentou em agências de viagens no Estado.

Pelas novas regras, serão aceitos  imunizantes aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui todos os aplicados no Brasil: Pfizer, AstraZeneca, Johnson & Johnson (Janssen) e Coronavac.

Os viajantes que queiram entrar nos EUA terão de apresentar o comprovante de vacinação antes do embarque e um teste negativo de covid feito até três dias antes. 

Já estrangeiros não vacinados serão impedidos,  devendo haver  exceções, como para  crianças. As regras ainda serão detalhadas.

A autorização para  brasileiros vacinados, sem necessidade de cumprir quarentena, era esperada pela família dos empresários  Luciana Wernersbach, 36, e Marcelo Wernersbach, 36. 

Eles sempre viajam aos Estados Unidos a trabalho, mas não puderam ir durante a pandemia. “No ano passado, cancelamos a viagem duas vezes. Este ano, já remarcamos também duas datas. Agora, marcamos para dezembro”.

Além do trabalho, eles também vão aproveitar para levar  os filhos João, de 9 anos, e Daniel, de 6, para passear na Disney.

 O especialista em viagens Guilherme Marinho afirmou que, desde que a informação da liberação para vacinados passou a ser divulgada pelo governo americano, há alguns dias, a procura por orçamentos e até compra de passagens já aumentou. “Muitos já estão buscando datas para o final de novembro e dezembro, aproveitando o fim de ano e férias”.

Master franqueado de uma agência de viagens, Serguey  Junior frisou que existe grande  expectativa pela liberação. “Clientes que gostam de viajar para os Estados Unidos já correram para as lojas, buscando orçamentos a partir do final de novembro até 2022”.

Tirar visto americano ainda é desafio para turistas

 Mesmo com o anúncio de liberação da entrada nos Estados Unidos de pessoas totalmente imunizadas, especialistas do setor afirmam que as viagens para o destino ainda esbarram em um grande obstáculo: o visto americano. 

O master franqueado de uma agência de viagens Serguey Junior afirmou que o serviço de  emissão de vistos para turismo nos Estados Unidos ainda está suspenso.

 “Não há data ainda para retorno e, por isso, só está viajando quem já tem o visto americano”, explicou. 

O especialista em viagens Guilherme Marinho ressaltou que essa tem sido uma grande dificuldade de quem está querendo viajar até mesmo no próximo ano. 

“Os vistos estão sendo emitidos apenas para algumas finalidades, como para estudantes, entre outros. Para turismo, em geral, estão suspensos. Quem tenta agendar, só está conseguindo vagas para novembro de 2022. Está difícil”, disse Guilherme.

A reportagem entrou em contato com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, mas não obteve retorno  sobre a emissão de visto para turismo.

Entenda: novas exigências

Além de totalmente imunizado, com as duas doses ou dose única, é preciso  apresentar  teste negativo feito até 3 dias antes do embarque. 

O visto também segue como exigência, assim como uso da  máscara  durante a viagem de avião. 

Vacinas aplicadas no País aceitas: Pfizer, AstraZeneca, Johnson & Johnson e CoronaVac.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: