Capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão faz apelo para FIFA salvar jogadoras

| 20/08/2021, 20:18 20:18 h | Atualizado em 20/08/2021, 20:25

Shabnam Mobarez, capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão, fez um apelo para a Federação Internacional de Futebol (FIFA) salvar as outras jogadoras do seu time depois do Talibã tomar o controle de quase todo o país.

A atleta de 26 anos – que começou a jogar no time afegão em 2014 e, atualmente, está nos Estados Unidos – usou o Twitter para fazer o pedido. No post, ela compartilhou o trecho de uma conversa que teve com uma companheira da seleção.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-08/372x236/capita-da-selecao-de-futebol-feminino-do-afeganistao-faz-apelo-para-fifa-salvar-jogadoras-do-time-0b97b2ccb6dad41e2f73ef92cfda54a3/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-08%2Fcapita-da-selecao-de-futebol-feminino-do-afeganistao-faz-apelo-para-fifa-salvar-jogadoras-do-time-0b97b2ccb6dad41e2f73ef92cfda54a3.jpeg%3Fxid%3D185344&xid=185344 600w, Capitã da seleção de futebol feminino do Afeganistão faz apelo para FIFA salvar jogadoras do time

“'Você está bem?' Minha colega de equipe no Afeganistão: 'Não, não estou – sei que eles virão atrás de mim em breve, você pode me ajudar?' FIFA, como devo responder a essa pergunta? Devemos agir para salvar minhas companheiras. Elas são minhas irmãs”, escreveu Mobarez.

A atleta também falou sobre a tomada de controle do Talibã no Afeganistão em uma entrevista ao veículo português Tribuna Expresso que foi publicada nesta sexta-feira (20). Ela contou que conversa com as outras jogadoras da seleção afegã todos os dias, e disse que estão todas aterrorizadas com a situação no seu país.

"É terrível ver as minhas amigas e companheiras de equipe a passarem por isso. Lutaram para empoderarem as mulheres no Afeganistão, tentamos usar o futebol como uma ferramenta para dar uma nova voz às mulheres e fazê-las lutar pelos seus direitos, mas, agora, parece que o futebol é algo que pode colocá-las em perigo e, potencialmente, matá-las. O que é desolador", lamentou a atleta.

Mobarez também apontou que suas amigas estão escondidas do grupo extremista: "Parece que os talibãs já sabiam de seus locais de residência, não sei como. Estão escondidas em casas de familiares ou amigos, sem revelarem a sua identidade. Até os membros e o staff da Federação de Futebol do Afeganistão simplesmente desapareceram; era suposto que as protegeriam, e ninguém está lá. Parece que as pessoas que tinham dinheiro foram embora e agora temos todas estas mulheres desamparadas, deixadas à sua sorte".

A seleção feminina de futebol do Afeganistão foi formada em 2007, seis anos após o Talibã ter sido tirado do poder por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos – o grupo já havia tomado o país nos anos 1990.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: