Após 3 testes negativos, idoso morre e atestado tem "suspeita de covid"

| 23/05/2020, 21:05 21:05 h | Atualizado em 24/05/2020, 08:22

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-05/372x236/edmundo-carlos-ab01f3190212b3739a41c933bcb78028/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-05%2Fedmundo-carlos-ab01f3190212b3739a41c933bcb78028.jpeg%3Fxid%3D123461&xid=123461 600w, Edmundo Carlos, com a neta Luciara Rossi
A consternação pela perda do avô deu lugar à revolta após o atestado do óbito constar suspeita de Covid-19, mesmo depois de três testes para a doença terem dado negativos.

A caixa Luciara Rossi, que tem 37 anos e mora em Jacaraípe, na Serra, contou que o avô, o aposentado Edmundo Carlos, de 88 anos, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimendo (UPA) de Carapina, também na Serra, no último sábado, dia 16, com tosse e sintomas de gripe.

"Imediatamente ele passou por teste de coronavírus, que deu negativo", lembrou.

Luciara informou, também, que Edmundo foi transferido para o hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, na última quarta-feira, dia 20. No hospital, o idoso passou por mais dois testes para a doença, que também deram negativos.

A filha de Edmundo, a costureira Marlucia Carlos, de 57 anos, contou que o pai sofria de enfisema pulmonar há 25 anos, e que também tinha insuficiência renal crônica.

"Há um mês, meu pai foi internado na UPA de Carapina por falta de sódio, causada pelo problema nos rins. Quando deu alta, o médico recomendou que ele se vacinasse contra a gripe. Ele tomou a vacina, ficou gripado e desenvolveu uma pneumonia. Com muita tosse, o levamos no sábado para a UPA", disse.

Os familiares do Sr. Edmundo contaram que o idoso faleceu na madrugada deste sábado (23).

"O médico colocou no laudo a suspeita de covid e eu não aceitei. Questionei e ele disse que era prache, que o Estado obrigava a colocar essa observação. Agora meu pai está num saco preto, dentro de um contêiner e o que mais me dói é não poder fazer um enterro para ele. Ele morou comigo por 12 anos e meio", afirmou Marlucia.

A costureira destacou que um novo teste para coronavírus foi realizado no pai. O prazo para que o resultado saia é de cinco dias. 

"Não vamos tirar o meu pai de lá enquanto não sair o resultado", finalizou Marlucia.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que "o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves informa que o paciente Edmundo Carlos, de 88 anos, deu entrada na instituição no dia 20 de maio, encaminhado da UPA de Carapina já em estado grave com suspeita do novo coronavírus. O paciente apresentava dispneia, tosse, febre com início no dia 15 de maio. 

Em teste rápido realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o seu resultado foi negativo. Entretanto, resultados negativos dos testes sorológicos (que detectam anticorpos ao SARS-CoV-2) não descartam a presença  de COVID 19 em  pacientes com sintomas de início recente / doença aguda. 

Dessa forma, no dia 21 de maio, no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, o paciente foi submetido à coleta de Swab para realização de  PCR em tempo real, sendo este o teste recomendado para identificação do novo coronavírus.

O paciente recebeu todos os cuidados necessários, porém, evoluiu com muita gravidade e resposta desfavorável à doença, e infelizmente foi a óbito na madrugada deste sábado (23/05), antes do resultado oficial do PCR que foi solicitado para confirmação de diagnóstico. 

Portanto, na Declaração de Óbito do senhor Edmundo Carlos, consta a  “suspeita COVID-19”. Pelo mesmo motivo, o corpo do paciente, após reconhecimento dos familiares, foi liberado para os trâmites recomendados pelo Ministério da Saúde e ANVISA, no caso de pacientes com suspeita ou confirmação de COVID 19.

O Hospital Dr. Jayme informa ainda que o resultado oficial do PCR do paciente Edmundo Carlos foi liberado pelo LACEN na tarde deste sábado (23/05), sendo positivo,confirmando a doença.

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves lamenta a perda familiar e se coloca à disposição para outros esclarecimentos".

Veja o vídeo em que mostra o atestado de óbito do Sr. Edmundo Carlos.

https://youtu.be/9DKxjtb4XIE

SUGERIMOS PARA VOCÊ: