Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Rigoni ganha apoio de peso

| 04/06/2020, 07:53 07:53 h | Atualizado em 04/06/2020, 07:56

O deputado federal Felipe Rigoni, que assina junto com a deputada Tábata Amaral e o senador Alessandro Vieira o projeto de combate a fake news, ganhou um apoio de peso: o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, que já estaria atuando na captação de votos até para uma possível derrubada de veto.

O projeto é polêmico e Rigoni já virou alvo de ataques nas redes sociais, principalmente por parte de bolsonaristas que o acusam de censura. O projeto prevê rastrear quem financia mentiras na internet, combater os robôs e aumentar a transparência das ações tomadas pelas plataformas digitais.

A proposta tramita no Senado e a votação do parecer deve ocorrer nas próximas duas semanas. “O PL tem uma aceitação grande, no Senado e na Câmara. É muito importante esse apoio do presidente para combater esse grande problema que é a disseminação altíssima de fake news”, disse Rigoni.

Mais um contaminado
O presidente da Câmara de Cariacica, César Lucas, foi hospitalizado ontem após testar positivo para Covid-19 e apresentar 50% do seu pulmão comprometido pela doença. Ele está no Hospital Meridional.

César é o sexto vereador de Cariacica a apresentar sintomas e o terceiro a testar positivo. Os outros são Léo do IAPI e Edgar do Esporte.

Pros fecha com Hudson
Enquanto o calendário eleitoral não muda, os partidos correm para fechar alianças. O Pros fechou com o Republicanos em Vila Velha e vai apoiar a pré-candidatura a prefeito do deputado Hudson Leal. “Temos uma chapa preparada para fazer um ou dois vereadores e nomes para apresentar para ser vice de Hudson”, disse o presidente do Pros, Sandro Locutor.

Fiscal da conversa alheia
O deputado Zé Esmeraldo, acostumado a esbravejar nas sessões presenciais, tem estado mais contido nas sessões online, além de fiscalizar quem não presta atenção na sessão. Ontem, chamou a atenção da colega Janete de Sá, que conversava com alguém de fora. “Janete fala muito”, disse.

Ales deu aval para fusão de comarcas
Pelo 3º dia consecutivo, deputados debateram sobre a fusão de comarcas na sessão online da Assembleia. Durante sua fala, porém, o deputado Sergio Majeski lembrou que em 2014, com 23 votos favoráveis – inclusive de 7 atuais deputados –, a Ales aprovou projeto que dava ao Tribunal de Justiça o poder de integrar as comarcas por resolução e sem passar pelo Legislativo.

Defensoria: 17 mil atendimentos por WhatsApp
Durante a pandemia de coronavírus, a Defensoria Pública implementou, em todo o Estado, o projeto Defensoria 4.0 criando um centro de atendimento a distância por WhatsApp. Desde o dia 23 de março até ontem foram mais de 17 mil atendimentos, segundo informou o defensor-geral, Gilmar Batista. A Defensoria deve também remodelar sua atuação nas comarcas. Já estava prevista a descentralização dos atendimentos, dividindo em 13 centros regionais. Com a redução de 69 para 41 comarcas, o projeto será revisto.

Galeria

Movimento negro na rua
O Movimento Negro faz hoje, às 9h, um ato público em frente ao Palácio Anchieta. Vão protestar contra o racismo e o fascismo. A organização pediu o uso de máscaras.

Novos rumos
Após três anos comandando a Comunicação da Assembleia, o jornalista Fernando Carreiro deixa o cargo para se dedicar ao seu escritório, onde vai se dedicar a marketing político, campanhas e gestão de imagem.

Direito ao saneamento
O conselheiro federal da OAB Luiz Henrique Alochio será o mediador do seminário online da Escola Superior de Advocacia sobre “O direito fundamental ao saneamento básico em tempos de Covid-19”. O deputado Evair de Melo participa. Será hoje, às 10h, pelo canal da OAB no Youtube.

Era brincadeira
O deputado Rafael Favatto disse ser brincadeira a chamada que deu em Hércules por divulgar fake news.
 

MATÉRIAS RELACIONADAS