Login

Atualize seus dados

PEC pode tirar autonomia do MP

12/10/2021 09:26:17 min. de leitura

Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que poderá aumentar o poder de influência de parlamentares na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), deverá ser pautada esta semana novamente.

A matéria tem gerado polêmica porque aumenta, de dois para quatro, o número de integrantes indicados por Câmara e Senado para compor o conselho, ou seja, os políticos poderão escolher um maior número de pessoas de seus interesses a integrar o CNMP. Com a PEC o conselho poderá, ainda, rever ou desconstituir alguns atos do Ministério Público.

Líder da bancada capixaba no Congresso, o deputado Josias da Vitória (Cidadania), contou que votará contra a proposta “por entender que ela prejudica a autonomia do Ministério Público com as alterações propostas na composição e competências do Conselho Nacional do MP”, disse.

Contra a PEC
Outro capixaba que se manifestou contra foi o deputado Felipe Rigoni: “A Câmara tenta aprovar a PEC que acaba com a independência do MP e coloca mais poderes nas mãos dos parlamentares. Um absurdo e que ameaça o combate à corrupção”.

Neucimar (PSD) prometeu estudá-la. E os demais deputados foram procurados, mas não retornaram.

Metendo o pé na porta
O ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, teria metido o pé na porta do Republicanos reivindicando a vaga para disputar o Senado ou deixaria o partido. O Pros, por sua vez, já teria se colocado à disposição afirmando que garante a vaga a ele. Meneguelli teria boa relação com o deputado Renzo Vasconcelos, que é do PP, mas comandaria o Pros.

Cadê os super-heróis?
Diante das chuvas que inundaram Vila Velha, ontem, alguns moradores do município têm questionado onde estão os super-heróis da cidade? Eles se referem a vereadores que apareceram recentemente em vídeos na internet vestidos de Batman, Wolverine e lutador de Muay Thai.

Vistoria
Na quinta-feira, às 7h30, o presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia (Coinfra-ES), o deputado Marcelo Santos (Podemos), acompanhado do diretor-geral do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Luiz Cesar Maretto, e de prefeitos, irão vistoriar a Ponte Florentino Avidos e seus acessos.

Segundo o parlamentar, o objetivo é melhorar o fluxo de veículos e garantir a segurança viária de quem trafega pela região.

César Colnago convicto de que disputará governo
O ex-vice-governador César Colnago (PSDB) se coloca como “candidatíssimo” ao governo em 2022. Ele, que nas últimas semanas circulou por 15 cidades, já conta com marqueteiros preparando sua pré-campanha. Em encontro com prefeitos, ouviu relatos de que caminharão com ele. Pessoas próximas ao tucano também garantem que ele teria a chancela do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e do governador, João Doria, para a disputa.

Sem discutir ainda
Questionado sobre a confirmação da candidatura de Colnago ao governo, o presidente do PSDB-ES, deputado Vandinho Leite, disse que a Executiva não tem discutido candidaturas ao governo. “No momento, a legenda está focada nas prévias presidenciais e na formação de chapas proporcionais”, disse.

Emenda para Montanha
Mais de meio milhão em recursos oriundos de emenda parlamentar deverão ser destinados a Montanha para reforma de escolas, compra de computadores, dois tratores e um veículo. É o que prometeu Bruno Lamas (PSB) que foi à cidade.

Caiu a luz e a sessão
Por conta da chuva e de um galho de árvore na fiação, a energia na Câmara de Vitória caiu, ontem, pela manhã, e por consequência a sessão parlamentar também caiu.
Aniversário do Imperador
Além das crianças e Aparecida, hoje, em 1798, nasceu Dom Pedro I.