O PTB e os reflexos no Estado O PTB e os reflexos no Estado
O PTB e os reflexos no Estado
A confusão que vive o PTB nacionalmente poderá ter reflexos diretos no Estado. Isso porque Graciela Nienov, afastada da presidência do partido, foi responsável por alinhavar tanto a ida da deputada federal Soraya Manato para a legenda, como por ter firmado acordo com o marido dela, Carlos Manato.
No início de dezembro, o ex-deputado federal foi até Brasília assinar com Graciela o que ele chamou de “protocolo de intenções”. No documento, as partes entraram em entendimento de que o PTB daria legenda para Manato ser candidato a governador ou indicaria o vice na chapa dele, caso ele fechasse com o PL. A ida de Soraya foi definida em janeiro e aguardava a janela partidária em março para concretizar.
“Se o partido continuar apoiando o presidente Bolsonaro e os acordos forem reafirmados, o caminho é continuar. Vamos aguardar a decisão partidária”, condicionou Carlos Manato.
Acordos mantidos?
O presidente do PTB-ES, Bruno Lourenço, e o pré-candidato do partido ao Senado, Tenente Assis, foram até Brasília participar das conversas quanto às mudanças na Executiva nacional da legenda. A informação inicial de dentro do PTB capixaba, é de que está tudo mantido no Estado, desde a ida de Soraya para a sigla, como o acordo com Manato.
Expansão de polo
Indicação feita à Prefeitura de Vitória pelo vereador Armandinho Fontoura (Podemos) propõe expandir o polo gastronômico do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, para as ruas adjacentes como a do supermercado. O motivo seria o abandono destes locais. A proposta prevê ainda a reforma e revitalização dos demais trechos e substituição da fiação.
A “moda” das camisas
A utilização de camisas coloridas e com frases de efeito relacionadas a Cariacica virou moda (ou fora de moda) entre os vereadores do município e seus assessores. Observadores contam que os modelos são de gosto duvidoso e estão presentes com os donos em todos os lugares, de sessões a eventos.
Volta com teste
A Câmara de Vitória realizou ontem sua primeira sessão ordinária do ano e teve a presença do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Segundo o presidente da Casa, Davi Esmael (PSD), todas as medidas administrativas e sanitárias para o retorno das atividades foram adotadas, inclusive com a realização de testes de covid por amostragem, para servidores de gabinetes e departamentos da Casa. Dos 54 testes realizados, 3 foram positivos.
Sessão solene de retorno na Assembleia
Os deputados estaduais retornam hoje do recesso parlamentar com realização, às 9h, de sessão solene preparatória para a abertura do ano legislativo na Assembleia. Foram convidados para compor a mesa de honra o governador Renato Casagrande (PSB); o presidente do TJ-ES, Fábio Clem; o presidente do TC-ES, Rodrigo Chamoun; a procuradora-geral de Justiça do MP-ES, Luciana Andrade; e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
GALERIA
Cléber no PDT
O ex-presidente da Câmara de Vitória Cléber Felix se filiou, ontem, no PDT. O ex-vereador pretende agora disputar uma das 30 vagas para deputado estadual na Assembleia Legislativa capixaba.
Homenagem ao vinho
A Câmara de Marechal Floriano realiza hoje, às 18h30, sessão solene em homenagem à viticultura. Segundo o presidente do Legislativo, Cezinha Ronchi (PSDB), o objetivo é valorizar a contribuição da uva e do vinho na cultura e economia do município de descendência italiana e alemã.
Distribuição de autoteste
O vereador da Serra José Artur da Costa (Solidariedade) protocolou ontem projeto para aquisição e distribuição dos autotestes para detecção de covid no município.
Pedido nas redes
O deputado Neucimar Fraga (PSD) pediu ao governador que reveja a política do passaporte vacinal. “Precisamos garantir a liberdade”.