Mais um sinal de aproximação
Artigo publicado na coluna Plenário, do Jornal A Tribuna
A fala do presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (Republicanos), sobre se afastar do cargo de delegado da Polícia Civil para se concentrar nas atividades de seu partido é mais um sinal da tentativa de reaproximação entre o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e o governador Renato Casagrande (PSB).
Piquet admitiu que sua legenda o convidou para atuar na “construção de um diálogo com os demais poderes”, e disse que, apesar de o Republicanos ser independente, a relação com o governador “é boa” e que críticas “devem ser construtivas em prol do melhor para Vitória e para o Estado”, em clara sinalização positiva ao governo estadual. O passo adiante para melhorar a relação não é à toa: o Republicanos sabe que Casagrande, fortalecido com sua própria reeleição, pode dificultar a reeleição do atual prefeito caso a desavença permaneça.
Preocupação justificada
A preocupação do Republicanos é justificada. Sobram nomes que poderiam receber a “benção” de Casagrande em uma disputa pela prefeitura de Vitória: os deputados Gandini (Cidadania), João Coser (PT), Camila Valadão (Psol) e o ex-deputado Sérgio Majeski (PSDB) estão cotados e são aliados ou estão em partidos aliados ou simpatizantes do governador.
Alterações
Nos corredores da Assembleia Legislativa circulam algumas mudanças que devem acontecer com as comissões da Casa: alteração do nome da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos para Comissão de Direitos Humanos e desmembramento da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Política sobre Drogas em duas comissões.
Elogios
A secretária de Direitos Humanos Nara Borgo esteve em Brasília com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, para estreitar relações entre o Estado e o governo federal.
O ministro recebeu uma cópia do relatório da Comissão Estadual da Verdade, do 1° plano LGBT+ do Espírito Santo e de cartilhas de direitos humanos que são utilizadas nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) e elogiou as ações que são desenvolvidas no Estado.
Sheik Mazinho dos Anjos
O deputado botafoguense Mazinho dos Anjos (PSDB) publicou foto com um turbante árabe para tirar onda após a derrota do Flamengo para o Al Hilal, na última terça-feira, pela semifinal do Mundial de Clubes. O rubro-negro tentará diminuir o vexame amanhã, jogando a disputa pelo terceiro lugar do torneio.
Vitória lidera criação de empregos no Estado
Vitória foi o município que mais gerou novos postos de trabalho no Espírito Santo em 2022. Com saldo de 7.692 vagas formais criadas de janeiro a dezembro do ano passado, Vitória é a líder do ranking estadual de geração de empregos. As informações fazem parte do Novo Caged divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo da capital representa 17,2% dos 44.815 novos postos de trabalho gerados no Espírito Santo em 2022.
GALERIA
Homenagem
A pedido do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), o deputado Fabrício Gandini (Cidadania) pediu a realização de uma sessão solene no dia 16 de maio para homenagear os enfermeiros. “Vamos entregar a comenda Laurinda Sebastiana a esses profissionais que merecem toda valorização e respeito do mundo”, justificou Gandini.
Pai orgulhoso
O deputado estadual João Coser (PT) disse estar “explodindo de felicidade”, porque seu filho, Luiz Carlos, foi aprovado para o curso de residência em cirurgia cardiovascular na Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Luiz Carlos formou-se em Medicina no ano passado.
Isenção de ICMS
Projeto de autoria do deputado Alexandre Xambinho (PSC) pretende isentar o ICMS de todos os produtos da cesta básica. A proposta já foi encaminhada para as comissões de Justiça, Cidadania e Finanças para análise.