Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

Fake news não poupam nem tragédia

| 22/01/2020, 08:27 08:27 h | Atualizado em 22/01/2020, 08:31

Além de dar assistência aos familiares dos 7 mortos e 2.282 desabrigados e desalojados pelas fortes chuvas que caem no Estado desde sexta-feira e coordenar uma força-tarefa para reconstruir as cidades que foram mais destruídas, o governo ainda tem que se preocupar em desmentir fake news que não poupam o sofrimento alheio diante de uma calamidade pública.

Só ontem, o Palácio Anchieta teve de emitir duas notas: uma desmentindo que o governo federal teria negado ajuda – já no sábado foi enviado um representante do Ministério do Desenvolvimento Regional ao Estado –; e outra esclarecendo que ninguém do governo está retendo donativos à população, após a circulação de um vídeo dando conta que uma assistente social do Estado estaria exigindo CPF para entregar colchões.

“Nenhum servidor está atuando na distribuição de donativos”, diz nota do governo. No Twitter, Casagrande se manifestou: “O capixaba está sendo muito solidário e isso nos orgulha. Infelizmente, alguns poucos se aproveitam do momento de dor para propagar mentiras e notícias falsas”.

Saques no comércio
No último domingo, reportagem do jornal A Tribuna mostrou que estabelecimentos comerciais de Iconha, atingidos pelas chuvas, viraram também alvo de saqueadores. No dia, a PM disse que aumentaria a segurança. A assessoria da Secretaria de Estado da Segurança informou ontem que, após o reforço no policiamento, não recebeu mais denúncias.

Sem pausa na briga
O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix, deu entrada no Tribunal de Contas em uma petição de perícia nas contas da gestão do vereador Vinícius Simões, que o antecedeu na presidência. Cleber alega que o ex-presidente deixou uma “armadilha”, com despesas sem empenhos. Vinícius nega e rebate: “São as contas do Cleber que devem ser investigadas”.

Favatto e o escorpião
O deputado estadual Rafael Favatto, que está passando férias com a família na Tailândia, não fugiu do desafio e comeu um espetinho de escorpião assado. “Parece um camarãozinho frito. Recomendo”, disse, saboreando a iguaria sob o rosto de espanto de uma criança que estava por perto.

Rigoni na ativa
O deputado federal Felipe Rigoni está em São Paulo para o curso “Desafios na implementação da estratégia de mandatos legislativos”, realizado pelo RenovaBR junto com o Insper. Entre os temas, estão: “Reforma em tempos atuais”; “Políticas públicas com base em evidências” e “Negociação: como dizer 'não'”.

Rigoni também será um dos mentores do “Vamos juntas”, movimento da deputada Tábata Amaral para atrair mulheres para política.

Podemos e Rede a um passo de fechar aliança
O porta-voz estadual da Rede, André Toscano, se reuniu na segunda-feira com o vereador Arnaldinho Borgo, que é pré-candidato a prefeito de Vila Velha e está se filiando ao Podemos. Rede não tem candidato em Vila Velha e Podemos não tem na Serra, por isso há possibilidade de aliança. “Teremos outra reunião para avaliar a possibilidade de caminharmos juntos”, disse Toscano.

Galeria

Rural ou urbano?
Mesmo tendo atuação mais voltada a temas agrícolas, o deputado federal Evair de Melo (PP) poderá disputar a prefeitura da capital.

Toda ajuda é bem-vinda
O senador Fabiano Contarato solicitou ao Presidente e ao Ministério da Defesa o envio das Forças Armadas para Alfredo Chaves, Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul para atuarem junto ao Estado.

Toda ajuda é bem-vinda II
A deputada Lauriete Rodrigues enviou ofício ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, pedindo recursos pelos danos da chuva, embora um representante do ministério já esteja no Estado desde sábado.

Nova sede
A OAB-ES inaugurou a nova sede da 13ª Subseção de Aracruz. É o 3º município, após Venda Nova e Colatina, a ganhar nova sede em um ano.

MATÉRIAS RELACIONADAS