Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Kleber Amorim

Plenário

Imagem do colunista Kleber Amorim

Kleber Amorim

Escolha do procurador-geral

25/11/2021 09:29:03 min. de leitura

Os membros do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES) vão eleger na terça-feira a lista tríplice com os nomes para a escolha do novo procurador-geral do órgão.

Estão inscritos, porém,  para concorrer ao cargo dois nomes: o do procurador Heron Carlos Gomes de Oliveira, titular da 3ª Procuradoria de Contas; e o procurador Luis Henrique Anastácio da Silva, titular da 1ª Procuradoria de Contas e atual procurador-geral. O resultado da votação é levado  posteriormente  à presidência do Tribunal de Contas (TC-ES), que enviará  ao governador Renato Casagrande (PSB) optar por um.

O MPC-ES atua como fiscal da lei no âmbito do Tribunal de Contas e é composto por três procuradores, aprovados em concurso público de provas e títulos. O procurador-geral é escolhido dentre seus integrantes para um mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução.

1ª vez versus reeleição

 O procurador Heron Carlos  ocupa pela terceira vez a lista tríplice, o que vem sinalizando o seu desejo de comandar o MPC pela primeira vez.   

Por ter se inscrito também, Luis Henrique  sinaliza    a vontade de  permanecer  à frente do órgão. 

Nas últimas duas vezes, os mais votados entre os pares  foram os escolhidos pelo governador.

Definição de diretores

 As eleições para escolha dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), da Serra,  ocorrem hoje, das 7 às 17 horas. Tem direito a voto toda comunidade escolar, formada por pais de alunos, funcionários e os próprios estudantes, mas só os que possuem 10 anos para cima.

“Que sambem online”

 A polêmica se o Carnaval deve ser realizado no Estado promete render bastante discussão ainda, mas já vem fazendo parte dos discursos nos parlamentos municipais e estadual. O vereador de Vila Velha Devanir Ferreira (Republicanos), por exemplo, disse aos foliões: “Quer sambar? Sambem online”.

Protesto

 Professores de Vitória foram até a Câmara, ontem, protestar contra fala do  secretário da Fazenda da cidade, Aridelmo Teixeira, que chamou a educação local “de péssima qualidade”   em audiência pública. 

Os manifestantes lotaram o plenário e pediram a saída dele da pasta. Vereadores se pronunciaram a favor deles, outros contra. 

A sessão foi encerrada depois por conta dos parlamentares alegarem não conseguirem mais falar.

Equipes armadas

Em relação à denúncia da Comissão – que também promete levar o tema a conhecimento do MP – a Sejus afirma que as escoltas são feitas por equipes de inspetores efetivos, que portam armas para garantir a segurança e integridade dos envolvidos, e de inspetores DTs, responsáveis pela movimentação dos apenados.

Apoio do Ciodes

A Sejus garante  ainda que é apoiada pelo Ciodes em eventuais situações de risco ou ameaça.

Evento de procuradores 

O presidente da Associação dos Procuradores de Vila Velha (Aprovve), Thiago Viola, comandará  palestra sobre a implementação da nova lei de licitações e contratos nas procuradorias, hoje, durante o II Congresso Brasileiro Virtual de Procuradores Municipais.

25 de novembro

 Foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), na data de hoje, em 1999, o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher.