Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

Clima de campanha hoje na Ales?

| 27/01/2020, 07:33 07:33 h | Atualizado em 27/01/2020, 07:39

Os deputados estaduais se reúnem hoje, às 14h, em duas sessões extraordinárias – a 2ª ocorre às 15h – para votar três projetos do governo que visam reduzir os prejuízos das vítimas das enchentes causadas pelas chuvas no Sul do Estado.

Uma é o cartão reconstrução, no valor de R$ 3 mil, para famílias de baixa renda. Outra é uma linha de crédito facilitado para comerciantes, e ainda a isenção de ICMS para a compra de máquinas e equipamentos por parte das prefeituras.

O presidente da Ales, Erick Musso, disse não ter dúvidas de que os projetos serão aprovados. “Quero aprovar e mandar o autógrafo para o governador até as 16h. Os deputados vão comparecer porque o Espírito Santo está acima de tudo.”

Mas, nos bastidores, a votação deve ser marcada por discursos de defesa e crítica a Casagrande, sobre as ações principalmente envolvendo o Exército, o que já deve antecipar o clima de campanha no Legislativo. A disseminação de fake news contra o governo também será alvo dos discursos.

Mais de 60 toneladas
O presidente da Assembleia, Erick Musso, disse que, até a última sexta-feira, mais de 60 toneladas de donativos foram arrecadados e entregues na Ales, entre alimentos, ração, medicamentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, brinquedos e outros utensílios para as vítimas da chuva no Sul do Estado. Carretas lotadas saíram da Ales todos os dias.

Mudança descartada
Corre no mercado político que o vice-prefeito de Vitória, Sérgio Sá, poderia mudar de partido, caso não tivesse legenda do PSB para disputar a Prefeitura. Mas ele nega. “Tenho uma história no PSB, são 14 anos. Não vou deixar o partido”. O vice-prefeito ainda analisa se vai se inscrever para participar das prévias do PSB. Livro de inscrição abre hoje.

Quem quer ser escada?
Vereadores de alguns partidos estão na bronca porque pré-candidatos, sem mandato, estão deixando a legenda em busca de outras que não tenham mandatários na disputa à reeleição. Óbvio. Quem quer servir de escada para ajudar a eleger outro? Normalmente, quem tem mandato, já sai na frente.

Mutirão para divórcio e guarda de filho
A Justiça Comunitária divulgou o calendário de mutirões de conciliação para 2020. O primeiro será no próximo dia 15, na Serra.

Ao longo do ano serão 12 ações na Serra, Vitória e Vila Velha para ajudar famílias de baixa renda a solucionarem, de forma rápida, casos de divórcio consensual, guarda de filhos e pedidos de alimentos. Em média, são 100 audiências por mutirão.

Procurador na disputa a prefeito de Vila Velha
O procurador federal da Advocacia-Geral da União e professor universitário Dalto Morais é o pré-candidato do Novo para a disputa a prefeito de Vila Velha. Morais passou pelo processo seletivo do partido, que já tem Coronel Nylton como pré-candidato a prefeito de Vitória. Nascido no Complexo do Alemão (Rio), mora em Vila Velha desde 2006 e tem como principais bandeiras para a disputa a redução da máquina pública, com corte de comissionados, e investimento em Educação básica, com premiação para os melhores professores.

Galeria

Ao estudante
Emenda do deputado estadual Sergio Majeski, aprovada no Plano Plurianual 2020-2023, direciona R$ 10 milhões para auxiliar estudantes contemplados pelo programa Nossa Bolsa para a compra de materiais e outras despesas durante o curso.

Chuva move projetos
O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix, protocolou projeto que cria o Fundo de Proteção e Defesa Civil a ser gerido por um conselho gestor ligado ao gabinete do prefeito. Projeto será votado na volta do recesso.

Situação preocupante
O deputado Danilo Bahiense visitou unidades policiais e encontrou situações complicadas no Serviço Médico Legal de Colatina, Linhares e Cachoeiro: paredes só no reboco e médicos legistas em falta.

MATÉRIAS RELACIONADAS