Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

“A sabotagem nos trouxe até aqui”

| 22/03/2021, 06:23 06:23 h | Atualizado em 22/03/2021, 06:47

“Rebeldia e sabotagem de uma parte significativa da população, motivada por maus exemplos de lideranças políticas, nos trouxeram até aqui”. A fala, indignada, é do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamoun, que tem subido o tom contra negacionistas que ainda resistem em cumprir protocolos sanitários no combate à pandemia de Covid.

Ele foi uma das principais vozes, entre os chefes de poderes, a defender medidas mais restritivas da quarentena. Chegou a citar que a lei prevê punições mais duras aos “sabotadores”.

“Isso é o resultado de não seguirmos o que a Ciência, médicos, especialistas, jornalistas falam todos os dias. Estamos ouvindo as mesmas coisas por 12 meses. Essa sabotagem fez a gente chegar até aqui e a impressão que tenho é que vamos viver um momento ainda pior se esse pacto proposto aos poderes e municípios não funcionar”. O TC tem atuado na fiscalização.

Três frentes
O presidente do TC-ES, Rodrigo Chamoun, disse que foram criadas três frentes de trabalho com os auditores visando ao controle da pandemia: uma acompanha as medidas na área da educação, como protocolos adotados nas escolas; outra acompanha a imunização, como a fila de prioridade, e a 3ª fiscaliza o cumprimento das regras pelos municípios.

Votação nesta semana
Os projetos do pacote econômico do governo para socorrer a economia capixaba devem ser lidos hoje na Assembleia, com pedido da base aliada para votação em regime de urgência. Segundo o presidente da Ales, Erick Musso, após a leitura, os projetos devem ser votados amanhã ou quarta. “Dessa semana, a votação não passa”, disse Erick.

Polêmica na Câmara

Imagem ilustrativa da imagem “A sabotagem nos trouxe até aqui”
|  Foto: André Felix

O presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, ainda não marcou a data que irá colocar o veto do prefeito ao projeto “Infância sem Pornografia” em votação, mas o debate em torno da proposta deve pautar as sessões desta semana. Antes de ir a plenário, o veto vai passar pela Comissão de Justiça.

Reforma da Previdência em Guarapari
Foi para análise das comissões permanentes da Câmara de Guarapari a proposta de reforma da Previdência dos servidores do município. O projeto 10/2021, do Executivo, aumenta de 11% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária – igualando-se à reforma aprovada no Congresso. A Câmara foi notificada pelo Ministério Público para votar a nova alíquota.

Com Ricardo, DEM deve se aproximar do governo
Com a ida do ex-senador Ricardo Ferraço para a presidência do DEM, o partido deve se aproximar do governo. Ao menos essa é a avaliação do presidente estadual do PSB (partido do governador), Alberto Gavini. “A relação dele com o governador e com o PSB é boa. Sempre esteve próximo, apoiamos a candidatura dele”, disse Gavini. O DEM, hoje, não é oposição ao governo, mas também não é tão aliado, seguindo a postura independente de Theodorico Ferraço.

“Devagar com o andor...”
Já Ricardo Ferraço se esquiva de construções futuras. “Eu nem entrei no partido (DEM) ainda. Devagar com o andor que o santo é de barro”.

Assis repaginado?
Quem reapareceu no mercado político, de olho já na vaga ao Senado do ano que vem, foi o Subtenente Assis. Tem tentado suavizar a imagem e fugir do extremismo, no polo da direita.

Itapemirim na pauta
O prefeito de Itapemirim, Thiago Lopes, tem buscado se movimentar com a bancada federal capixaba para alavancar o Terminal Pesqueiro do município, que corresponde à 2ª maior fonte de receita da cidade.

Inclusão
Projeto do vereador da Serra Igor Elson estabelece abril como o mês da inclusão, dedicado aos autistas.

Homenagem
A Câmara de Vila Velha homenageou a deputada federal Lauriete Rodrigues pelo mês das mulheres.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: