Horta geométrica e jogos educativos

A inovação na sala de aula também está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória.

Daniela Esperandio e Francine Spinassé, do jornal A Tribuna | 05/04/2023, 14:39 14:39 h | Atualizado em 05/04/2023, 14:40

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/130000/372x236/inline_00137680_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F130000%2Finline_00137680_00.jpg%3Fxid%3D520295&xid=520295 600w, As professoras Ana Sara da Graça e Mara Cristina Azevedo desenvolveram a Horta Geométrica Sustentável
 

Criatividade e inovação em sala de aula? É isso o que não falta na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Darcy Ribeiro, em Vila Velha. Lá, os alunos aprendem as disciplinas por meio de um projeto muito interessante: a Horta Geométrica Sustentável. 

A ação permite que alunos do 5º ano participem do processo de plantio até a colheita de vegetais, que resulta em ingredientes para o preparo da merenda da unidade. 

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Além disso, essa iniciativa também é interdisciplinar, pois, por meio da horta, vários assuntos são abordados nas disciplinas de Matemática (ao trabalhar as formas geométricas), Português (com a produção de texto), Ciências (abordando a importância da sustentabilidade), entre outras. 

Mara Cristina Azevedo Silva e Ana Sara da Graça são professoras desenvolvedoras da ação. 

“Por meio da Horta, o estudante ajuda a cuidar do meio ambiente e aprende sobre várias questões. E a gente também tira um pouco o aluno do dia a dia da sala de aula para ter  mais de contato com a natureza. Eles gostam muito”. 

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A inovação na sala de aula também está presente na  Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória. Por lá, a professora de Educação Física Fernanda Silva dos Santos colocou em prática o “1° Festival de Jogos Cria-Recria VSP”.   

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/130000/372x236/inline_00137680_01/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F130000%2Finline_00137680_01.jpg%3Fxid%3D520296&xid=520296 600w, Professora Fernanda Silva ao lado dos alunos Bernardo Viana e Maria Luiza Salles: projeto para vivenciar
e criar novos jogos em Vitória
  

Desenvolvido no ano passado, com 49 estudantes do 4º e 5º ano, o projeto permitiu que os participantes vivenciassem jogos de formatos diferentes e criassem novos jogos. Foram trabalhadas variações de queimada e pique bandeira, por exemplo. O projeto deu origem a um e-book escrito pela professora  e pelos estudantes. 

“O projeto contribuiu de forma relevante para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, uma vez que estimulou sua participação ativa e efetiva, suscitando reflexões e significações a respeito do conteúdo”, afirmou Fernanda. 

Os alunos Maria Luiza Salles, 10 e Bernardo Viana, 10, participaram e gostaram da ação.

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