Dez dicas para reorganizar a rotina na volta às aulas

Especialistas alertam que os pais devem estabelecer acordos e obrigações com os filhos, além de incentivar os estudos

Daniela Esperandio, do Jornal A Tribuna | 31/01/2024, 15:22 15:22 h | Atualizado em 31/01/2024, 15:21

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/160000/372x236/Dez-dicas-para-reorganizar-a-rotina-na-volta-as-au0016563000202401311522/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F160000%2FDez-dicas-para-reorganizar-a-rotina-na-volta-as-au0016563000202401311522.jpg%3Fxid%3D722162&xid=722162 600w, Pedro de Oliveira Simão, 10 anos, está indo para o 6º ano e seus pais, Thais Oliveira e José Carlos Simão, estão o apoiando bastante.  
“Sabemos que não será fácil, mas chegamos até aqui e sempre muito comprometidos com a educação do nosso filho. Sempre conversamos com ele, explicando que estaremos juntos e que ele sabe que poderá sempre contar com a nossa dedicação, com o nosso apoio, com a nossa ajuda”, disse a mãe.

O ano letivo está para começar e a organização em relação à rotina de estudos precisa voltar aos eixos depois dos tempos de lazer e descontração das férias. A Tribuna conversou com especialistas e eles deram algumas dicas sobre o que é importante o aluno colocar em prática.

Edna Tavares, doutora em Educação, sugeriu que, a poucos dias antes da volta, a criança e o adolescente já devem ter horários de dormir e acordar estabelecidos, sendo similares àqueles praticados quando estudavam. Assim, eles vão se acostumando com a rotina novamente.

Ela também disse que é positivo os pais estabelecerem acordos com obrigações e deveres junto aos filhos, para que estes tenham um ano produtivo desde o início. “É importante que a criança perceba que a família sentou com ela, falou ‘olha, eu quero você dedicado este ano’”.

Já a gerente do departamento pedagógico do Kumon, Mariana Bruno Chaves, disse que o uso de uma agenda ou planner ao longo da jornada escolar é um grande suporte.

Segundo a profissional, é importante deixar registrado os compromissos extras que o estudante tem (aulas de algum esporte, por exemplo) e listar atividades, trabalhos e datas das provas da escola. Assim, ele consegue organizar melhor os horários disponíveis para estudo e o tempo que precisa de dedicar.

E para que o estudo seja proveitoso, o especialista em avaliação de sistemas educacionais Edebrande Cavalieri afirmou que é fundamental criar um ambiente para esse momento em casa.

“De preferência distante das coisas que possam distrair como som, TV, internet, animais de estimação. É difícil estudar com um pet ao lado criando demandas o tempo todo, por exemplo. Essa dica exige dos pais uma melhor orientação do espaço”, afirmou.

Por fim, o psicopedagogo Cláudio Miranda disse que a atuação dos pais é fundamental para o sucesso escolar da criança.

“Fazer com que o filho estude regularmente é o desafio de muitos pais, porque nem todo filho tem isso bem definido. Com o hábito de estudo bem estabelecido aumentam-se as possibilidades de sucesso”.

“Os pais devem estudar com os filhos, providenciar um reforço escolar quando necessário e ir à escola conversar com pedagogos e professores”, finalizou.

Algumas dicas

1- Antes da volta à escola, é interessante a criança e o adolescente já terem horários de dormir e acordar estabelecidos, sendo similares àqueles praticados quando estudavam.

2- Deixar o material escolar já organizado. É interessante os pais organizarem junto ao filho, podendo se tornar um momento de recordação afetiva por parte da criança.

3- Pais e filhos firmarem um acordo para o ano, com deveres e obrigações do aluno.

4- Fazer o uso de planner ou agenda para anotar datas de provas e de entrega de atividades, além de compromissos fora da escola. Isso ajuda a visualizar melhor o tempo para o estudo.

5- Criar um ambiente para o estudo dentro de casa, de preferência distante de aparelhos que possam distrair como som, TV, internet.

6- Não protelar a retomada. Não deixar para começar depois do Carnaval, por exemplo. Já voltar com a rotina nos eixos para ser produtivo academicamente.

7- Entrar em um acordo com amigos que também estudam para que uns não atrapalhem os outros. A falta desse acordo pode vir a prejudicar a todos.

8- Realizar estudos e tarefas de casa diariamente.

9- Dar espaço e tempo para uma rotina do prazer de se divertir. Sem esse espaço, os estudos tornam-se “torturantes”.

10- Pais devem dar suporte e estar presentes nos estudos dos filhos.

Fonte: Profissionais consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: