Vice e secretário deixam o partido
A vice-prefeita de Cariacica, Edna Furtado (Avante), e o secretário de Governo do município, Messias Donato (Avante), estão de saída do partido. Donato já protocolou carta de desfiliação e Edna deve sair nos próximos dias. A debandada pode alcançar ainda o único vereador da legenda, Renato Machado.
O motivo das saídas ainda não está claro. Edna e Donato afirmam que as mudanças nos diretórios estadual e municipal seriam a causa, mas nos bastidores os motivos iriam além. “Mudou toda a equipe e isso veio de cima para baixo. Então, o partido como está hoje, não me representa, embora o novo presidente (Marcel Carone) seja uma pessoa muito boa”, disse Edna, que afirmou já estar conversando com outras três siglas.
“Fiquei 11 anos no partido, cheguei a presidi-lo na cidade, mas não tenho a mesma relação com o novo presidente como tinha com o anterior. Vou buscar um partido onde eu tenha tranquilidade de discutir meus posicionamentos”, disse Donato.
“Situação delicada”
O presidente estadual do Avante, Marcel Carone, confirmou que o secretário Messias Donato saiu do partido, mas disse não estar sabendo da saída da vice-prefeita. Disse que já conversou com o prefeito Euclério Sampaio (DEM). “Eu pedi a ele para me ajudar na construção do partido e ele ficou de me ajudar. Politicamente, Cariacica é uma situação delicada”.
Damares no Estado
A ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vem ao Estado amanhã para lançar, em Cariacica, a pedra fundamental da construção da Casa da Mulher Brasileira. O espaço vai reunir diversos serviços voltados ao combate da violência doméstica e será construído numa parceria entre os governos municipal e federal no bairro Rio Branco.
Lupa nas fake news
Um novo foco de trabalho dos senadores da CPI da Covid será o de investigar quem espalhou informações falsas sobre a pandemia de Covid. Com a CPI já estaria uma lista de 26 políticos, entre ministros e congressistas, além de donos de perfis e páginas na internet criadas para disseminar fake news.
“Mulher, tome partido!”
O PSD lançou, segunda, algumas estratégias para fortalecer a presença feminina dentro do partido. Foi inaugurada a sala do PSD Mulher e lançados o “Zap Delas” e o podcast do PSD Mulher. Também foi criada a campanha de filiação “Mulher, tome partido”. “Todo partido precisa desse espaço. O PSD quer mulheres preparadas, participativas na política”, disse a presidente do PSD Mulher, Renata Fiorio.
Deputado diz estar disposto a disputar o governo
O deputado Sergio Majeski não foi pego de surpresa com as falas do presidente do PSB-ES, Alberto Gavini – noticiadas ontem –, de que o deputado não mais disputaria eleição pelo PSB. “Isso já está certo. Não tenho interesse e nem mais espaço para continuar no PSB, mas vou sair só quando abrir a janela”. Ele disse também que ainda não definiu a que irá concorrer. “A reeleição não é minha 1ª opção, mas também não descarto. Posso disputar o Congresso ou se algum partido quiser bancar minha candidatura ao governo, estou disposto”.
Vídeo comemorativo
O tenente-coronel Foresti gravou um vídeo dizendo ter sido absolvido de um dos dois processos que tramita no Tribunal de Justiça sobre o episódio da greve da PM, em 2017.
O melhor
O Tribunal de Contas (TC-ES) foi considerado o melhor na categoria “Transparência ativa e passiva de informações ao cidadão”, junto com outros três, entre os tribunais de contas dos estados e federal. Levantamento é do Observa TC.
Comenda em cariacica
Na Câmara de Cariacica, a comenda Lula Rocha deve entrar em pauta na volta do recesso. Projeto foi protocolado pelo vereador André Lopes (PT).
Quiz: Qual a sua bancada?
Há políticos que são de esquerda, os que são de centro, de direita, dos extremos e os da ideologia do ódio.