Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Vereador pede cassação de colega

| 15/07/2021, 07:56 07:56 h | Atualizado em 15/07/2021, 08:24

O vereador da Serra Igor Elson (Podemos), por meio do seu partido, entrou com uma representação contra o também vereador Jefinho do Balneário (PL) por quebra de decoro. Ele pede a cassação do mandato do colega de plenário.

Segundo a ação, Jefinho teria, durante a sessão, chamado Igor de mentiroso e dito que ele “comeu por fora”, quando era secretário na Prefeitura da Serra (gestão passada) – insinuando que teria recebido propina. “Abri 4 processos: por difamação, calúnia, danos morais e não vou recuar”. Igor disse ainda que protocolou a ação no dia 1º e estaria parada na Casa.

Já Jefinho diz que a ação é para o intimidar. “Eu chamei ele de mentiroso porque, na gestão passada, eu como líder comunitário fui mais de 70 vezes na secretaria dele, ele dizia que iria resolver os problemas da comunidade e não resolvia, por isso que falei que ele tinha o rabo preso. Sobre ele 'comer por fora', não lembro de ter falado. Essa representação é só para me intimidar porque eu vou fiscalizar esse mandato e o anterior”.

Tramitação
Na Câmara da Serra não há Corregedoria. Segundo a assessoria, a representação de Igor está com a Presidência para despacho à Procuradoria, que não tem prazo para emitir o parecer. “Caso seja favorável, o parecer será lido em plenário, para aprovação ou não dos parlamentares. Se aprovado, será formada uma comissão processante com 3 vereadores”.

De mulher pra mulher...
A vice-governadora, Jaqueline Moraes, reúne hoje mandatárias eleitas (vereadoras e vices e prefeitas) da região metropolitana para um balanço do programa Agenda Mulher que desenvolveu 22 projetos no ano passado, alcançando milhares de mulheres com cursos e atividades. Outros três encontros vão reunir outras regiões do Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Vereador pede cassação de colega
|  Foto: AT
Uma cama no Palácio
O deputado Hércules Silveira, que foi chamado para falar em nome dos deputados no evento que lançou o mutirão das cirurgias eletivas, fez um pedido inusitado. “Vou pedir uma cama porque vou dormir aqui hoje”, brincou o deputado ao constatar que passou a tarde toda no Palácio Anchieta.

À Ales: “Aquele abraço...”
Durante evento do governo do Estado no Palácio Anchieta, para o lançamento do mutirão de cirurgias eletivas, o que não faltou no discurso dos representantes do governo (secretário Nésio Fernandes, vice-governadora Jaqueline Moraes e do governador Casagrande) foi o agradecimento à Assembleia. Todos lembraram dos projetos aprovados, sem muita dificuldade, na Casa. LDO foi aprovada na 2ª.

Tribunal acha “inconsistências” na vacinação
Um levantamento no Tribunal de Contas mostrou “inconsistências” nos dados de registro da vacinação no Estado e emitiu diversas recomendações, ao Estado e a municípios. Chama a atenção o registro de 8.400 pessoas vacinadas como idosas tendo menos de 60 anos e o número quatro vezes a mais que o estimado de registro de idosos em asilos. Um município tinha estimativa de 21 idosos em abrigos e vacinou 1.326 – 6.648% a mais para essa população.

Falha ou fraude?
O levantamento aponta que podem ter ocorrido erros no registro dos dados no sistema ou burla (fura-fila) na prioridade de vacinação.
 

Recurso para a saúde
O deputado federal Ted Conti repassou R$ 5 milhões de emendas para consórcios de Saúde do Estado.

O fantasma do Tancredo
Logo após o perfil oficial do Presidente no Twitter publicar foto dele numa cama de hospital, internautas republicaram uma foto do ex-presidente Tancredo Neves, tirada pouco antes dele também ser transferido para São Paulo, com diverticulite.

Alcançado com sucesso!
Por outro lado, se a foto foi postada para gerar comoção também atingiu seu objetivo. “Orem pelo presidente” foi uma das hashtags mais mencionadas na tarde de ontem.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: