Projeto pede escola cívico-militar
Os vereadores de Guarapari Fábio Veterinário (PSB) e Wendel Lima (PTB), presidente, apresentaram projeto de lei que autoriza a Prefeitura a fechar parceria com o Ministério da Educação para instalar uma escola cívico-militar no município.
O projeto ainda será votado nas comissões e no plenário e depois ainda analisado pelo prefeito Edson Magalhães. Mas o tema é polêmico, principalmente na comunidade escolar. E uma das condições para a implantação da escola, segundo o MEC, é a aprovação da comunidade onde a escola está inserida.
Segundo Fábio, que é da base do prefeito, o projeto não obriga a prefeitura a criar a escola, mas atende a um clamor popular. “É um anseio de grande parte da população”, afirmou. Ele acredita que o projeto deve ser aprovado. A Prefeitura e o prefeito foram procurados para se posicionarem sobre o tema, mas a assessoria informou que vai aguardar a votação do projeto.
Pedágio diluído
Também em Guarapari, o vereador Rodrigo Borges (Republicanos) enviou ofício ao governador solicitando que o pedágio entre Guarapari e Vila Velha na Rodovia do Sol, que custa R$ 9,40 para carro de passeio, seja diluído em mais duas praças de cobrança, uma em Ponta da Fruta e outra em Terra Vermelha. O que reduziria o valor cobrado em Guarapari.
Para organizar
Questionado sobre o motivo da mudança no comando do Patriota de Vitória, noticiada ontem pela coluna, o presidente estadual, deputado Rafael Favatto, disse que é para organizar o partido. “A troca foi porque Capitão Assumção foi candidato a prefeito, é detentor de mandato e achou por bem assumir o partido neste momento para organizá-lo no município”.
Técnica e lei
Durante prestação de contas da secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, na Câmara, a vereadora Camila Valadão perguntou sobre ataques que professores têm sofrido por parte de um vereador. Ao falar sobre o assunto pela 1ª vez, Juliana disse que a Secretaria exerce um trabalho técnico e de acordo com a lei. Que trabalhar a diversidade nas escolas faz parte da base curricular e que isso não é pornografia. Disse já ter falado com o vereador.
A ameaça velada do advogado Frederick Wassef – que já foi ou ainda é advogado da família Bolsonaro – a uma jornalista que revelou áudios sobre o envolvimento do Presidente com rachadinhas traz à tona, mais uma vez, que se tornou profissão de risco ser mulher e jornalista no Brasil de 2021.
“Prova de vida matou meu pai e minha mãe”
O ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) perdeu o pai e a mãe, num intervalo de 15 dias, para a Covid. Ele desabafou nas redes sociais e apontou a “prova de vida”, feita pelos dois numa agência do INSS, como a causa da contaminação. “Lamento ter que informar que minha mãe acabou de falecer, 15 dias após o falecimento do meu pai, ambos vítimas de Covid. A dor é brutal. A famigerada prova de vida do INSS matou meu pai e minha mãe.”
GALERIA
O Brasil em debate
O ex-governador Paulo Hartung participa hoje do debate “O Brasil precisa pensar o Brasil”, organizado pela fundação Ulysses Guimarães e pelo MDB. Além de PH participam do evento a senadora Simone Tebet, o governador do Pará, Helder Barbalho, entre outros. Será às 18h.
Homenagem
Após visita à Câmara de Barra de São Francisco, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos vai receber o título de Cidadão Francisquense por parte do vereador Teco Ferreira.
O poder da mulher
Acontece amanhã a live “O poder da mulher empreendedora”, organizada pelo Instituto Mulheres no Poder e que contará com as palestras de diretores da Aderes. Será às 20h no canal de Youtube do instituto.
Agenda
A LDO do Estado de 2022 está na pauta de hoje da Assembleia. O presidente, Erick Musso, comunicou os deputados na semana passada.