Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Postos denunciam ação mafiosa de distribuidoras

| 12/02/2021, 09:22 09:22 h | Atualizado em 12/02/2021, 09:26

Beneficiadas pelo cartório adquirido em 2009 junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP), que lhes deu exclusividade na venda de combustíveis aos postos, as distribuidoras acrescentam sua “margem” de 16% no preço final para o consumidor e também, criminosamente, manipula os preços.

Em São Paulo, donos de postos denunciam que distribuidoras, agindo como máfia, determinam inclusive quem vende mais caro e mais barato, cobrando preços diferentes para postos segundo seus interesses.

Manipulação comprovada
A manipulação de preços foi constatada pela análise, por mais de um ano, dos contratos de postos com as três maiores distribuidoras do País.

Entidade chancelou
A análise foi feita por técnicos da Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis, que confirmou a manipulação ao “Jornal da Band”.

Cartório criminoso
Usinas e refinarias produzem combustíveis, mas não podem vendê-los aos postos. São obrigadas a entregar tudo a esses atravessadores.

Sem competição
Cartelizado, monopolizado e manipulado pelas distribuidoras, o setor dos combustíveis é o único que não pode se submeter à competição.

Governo já viabiliza privatização da “Eletrossauro”
A Eletrobras decidiu fazer valer a Emenda Constitucional 103 (reforma da Previdência) e extinguirá a partir deste mês os contratos de trabalho de seus empregados e das subsidiárias que atingiram o tempo mínimo de contribuição e a idade de 75 anos, como no serviço público. Isso atingirá a “eletrocracia” de salários mais altos, que há anos impede a oxigenação da empresa. Essa iniciativa é uma mudança de atitude em relação à gestão de Wilson Ferreira Junior, ex-presidente da “Eletrossauro”, que não adotou medidas preparatórias para sua privatização.

Antes tarde…
O senador Fernando Collor (Pros-AL) (foto) comemorou a autonomia do Banco Central. “Esperamos 31 anos para nossa legislação incorporar a orientação que adotei na prática em 1990”, lembrou o ex-presidente.

Mais atraente
Com a entrada de sangue novo nas empresas, a expectativa geral no governo é de aumento da produtividade e do interesse na privatização.

Erário agradece
A mudança foi anunciada esta semana e deve reduzir as despesas com a folha e os prejuízos das subsidiárias.

Determinação constitucional
Segundo o documento enviado a funcionários, a medida é irreversível e atingirá empregados que vierem a completar 75 anos e tempo de serviço.

Doria se isola
O documento de todos os presidentes estaduais do PSDB, em defesa da permanência do atual presidente do partido, Bruno Araújo, foi resposta contundente a João Doria (foto), que atropelava as instâncias partidárias para assumir seu controle. O açodamento isola Doria no próprio partido.

Mais vacinas 5G
Com a saída de Donald Trump e fim da pressão contra China envolvendo a tecnologia 5G, o ministro Fábio Faria (Comunicações) foi até a Huawei debater os padrões globais e os requisitos brasileiros de confiabilidade. A estratégia é aproveitar a visita para negociar mais vacinas para o Brasil.

Chega de atraso
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) perdeu a paciência com os deputados que dizem defender o povo e impedem o avanço do trabalho na Câmara. “O Psol, em especial, precisa parar de atrasar o país”, disse.

Alteração de endereço
Presidente da Câmara, Arthur Lira deu várias entrevistas, nesta quinta (11), em diferentes locais da Casa, demonstrando que a “alteração de endereço” do Comitê de Imprensa não afeta o trabalho dos jornalistas.

Grande diferença
Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) divulgou foto da reunião de líderes no novo formato, onde projetos são debatidos e os com maior apoio têm preferência para entrarem na pauta de votações.

Situação dramática
O Peru tem sido dos países mais afetados pelo coronavírus. Com 75% de informalidade na economia, o vírus se espalha. É que as pessoas precisam sair para ganhar o pão. E, lá, não tem auxílio emergencial.

Cibercrimes disparam
Com 46% das empresas nacionais adotando home office devido à Covid, o número de ataques e outras ameaças online foi de 15 milhões para 75 milhões em 2020, segundo estudo da Apura Cybersecurity Intelligence.

Pensando bem…
…só a hipocrisia de tribunais e da mídia para chamar a variante de “brasileira” e criminalizar a constatação de que o coronavírus é chinês.

Poder sem pudor

Político pipoqueiro

Avesso a aparições e declarações públicas, o ex-governador mineiro Hélio Garcia acabara de votar, nas eleições municipais de 1996, quando foi cercado por jornalistas. Parou junto a um pipoqueiro e manteve a boca ocupada para não ter que responder a perguntas.

Mas perdeu a paciência com uma repórter de rádio: em vez de engolir pipocas, neutralizou a jornalista insistente colocando “gentilmente” as pipocas na boca dela.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: