Os melhores alimentos contra o envelhecimento
Escute essa reportagem

Quais alimentos tem ingerido? Sabia que o que você come pode retardar ou antecipar seu envelhecimento?
A reportagem de A Tribuna conversou com especialistas que revelaram os melhores alimentos para combater o envelhecimento da pele e do organismo.
A nutricionista funcional Bárbara Monteiro afirma que uma ingestão adequada de alimentos que contenham proteínas, vitamina C, zinco e vitaminas do complexo B melhora a sustentação e a firmeza da pele.
“Capriche nas cores. Os alimentos de cor laranja (como cenoura, abóbora e pêssego) são ricos em betacaroteno, um excelente antioxidante que previne o envelhecimento precoce e auxilia na cicatrização de manchas de acne”.
“As frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e mexerica, apresentam alto poder antioxidante e participam da produção de colágeno”, explica Bárbara.
O abacate também é um dos aliados, de acordo com a nutricionista Lais Coutinho. “Ele é um alimento rico em vitamina E, que atua como um poderoso antioxidante em nosso organismo. Possui nutrientes importantes para a saúde da nossa pele”.
Outro destaque são as frutas vermelhas. “São alimentos extremamente ricos em antioxidantes, que possuem forte atuação contra rugas e linhas finas de expressão. Além disso, ajudam a promover a regeneração de novas células da pele”, afirma Lais.
Endocrinologista e especialista em Medicina Esportiva, Gisele Lorenzoni pontua que o processo inflamatório do organismo leva ao acúmulo de radicais livres no organismo, o que implica no aparecimento de rugas e flacidez.
“Por isso, uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e antioxidantes, e o uso de algumas substâncias, como resveratrol, ajudam no combate ao envelhecimento da pele”.
E não adianta fazer procedimentos estéticos e não cuidar da alimentação. Nutricionista e colunista de A Tribuna, Gabriela Rebello explica que uma boa alimentação ajuda a potencializar os procedimentos.
“Alimentação, atividade física, prevenção do fumo e do álcool, assim como sono de qualidade são aliados da saúde. Temos de ter todos esses pilares alinhados para termos melhores resultados”.
Saiba mais
O que evitar?
-
Uma dieta desequilibrada acelera o aparecimento de rugas e marcas de expressão no rosto.
-
Devem ser evitados carboidratos, açúcar, sódio, álcool e gorduras em excesso, que alteram as quantidades de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza da pele.
Alguns alimentos que atuam na prevenção
Abacate
-
Alimento rico em vitamina E, que atua como um poderoso antioxidante no organismo.
-
Possui nutrientes importantes para a saúde de nossa pele.
Frutas vermelhas
-
Frutas vermelhas: benefícios
São alimentos extremamente ricos em antioxidantes e possuem forte atuação contra rugas e linhas finas de expressão. Além disso, ajudam a promover a regeneração de novas células da pele.
Castanha-do-pará
-
É uma das principais fontes de selênio, um mineral importante para regular a produção de hormônios, além de proteger o DNA das células e possuir ação antioxidante.
Azeite de oliva
-
É rico em vitaminas A e E – que atuam no combate aos radicais livres – e gorduras monoinsaturadas – que ajudam a manter a pele hidratada e combatem o envelhecimento.
Aveia
-
Contém silício e zinco que ajudam na produção de colágeno.
Frutas cítricas
-
Laranja, limão e mexerica apresentam alto poder antioxidante e auxiliam na produção de colágeno.
Atum
-
Assim como a sardinha in natura e o salmão, o atum é rico em ômega 3 e auxilia na melhora da acne.
-
Além disso, previne o envelhecimento precoce pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários