Número de mortes por covid cresce 30% na Grande Vitória
Escute essa reportagem
Apesar da alta quantidade de capixabas imunizados com ao menos uma dose da vacina contra covid-19, os números de internações e de mortes pela doença começaram a aumentar mais uma vez no Espírito Santo.
Somente na Grande Vitória, foram confirmadas 49 mortes nos últimos 15 dias, representando um crescimento de 30% em relação à quinzena anterior, quando houve 39 registros.

A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ontem, durante uma coletiva de imprensa.
“O número de óbitos da última quinzena pode ser até maior (na região metropolitana), em virtude dos registros que ainda serão informados ao longo desta e da próxima semana”, explicou Nésio.
Nésio frisou também que as internações hospitalares na rede pública do Estado, da segunda semana de agosto para cá, começaram a ficar estáveis.
“Houve a interrupção de um movimento de queda que vínhamos observando. A média de pessoas nos hospitais passou a oscilar de 190 a 230 internações por dia e, hoje, já atinge a marca de mais de 222”, alertou.
Ele ainda fez um alerta especial quanto à região Sul, onde a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já está em torno de 86%, e para a situação no sistema privado de saúde, cuja ocupação das UTIs chegou a dobrar nos últimos dias.
Entre as razões que podem ter motivado o aumento desses índices, segundo ele, estão o desrespeito às normas de segurança, como uso de máscara; e a maior presença das variantes delta e gama.
Um dos exemplos disso é que, das últimas 133 amostras enviadas para análise da Fiocruz, coletadas entre os meses de julho e agosto, cerca de 70% testaram positivo para a variante delta.
“Não é um valor estatístico que representa a tendência em toda a população, no entanto, existe, sim, o aumento da participação dessa variante no Estado”, disse.
Comentários