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Cidades

Motos elétricas na mira da polícia


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Imagem ilustrativa da imagem Motos elétricas na mira da polícia
mulher leva criança em pé e sem capacete em Vitória, em uma moto elétrica: condutor também tem de ter CNH |  Foto: Kadidja Fernandes/at

Quem caminha ou pedala pelos calçadões de várias praias capixabas costuma dividir o espaço com os ciclomotores e cicloelétricos. Os veículos, que também são conhecidos como moto ou scooter elétrica, promovem uma mobilidade mais rápida, porém não podem circular em ciclovias ou calçadas.

Com o uso mais frequente, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) vem intensificando a fiscalização sobre a circulação desses veículos.

Eles são meios de transporte que precisam de registro e devem ter todos os equipamentos obrigatórios de circulação, como indicador de velocidade, retrovisores, buzina; além do condutor estar habilitado e usando o equipamento obrigatório (capacete).

De acordo com o capitão Hércules Raul Maciel, do BPTran, esses requisitos não vêm sendo cumpridos pelos condutores e se tornou um risco para os pedestres a circulação dos veículos nas ciclovias e ciclofaixas.

“Eles devem circular nas vias de trânsito local, obedecendo todas as regras de circulação dos demais veículos. Ele não é um equipamento, como patinete ou um skate, e sim um veículo. Temos visto muito na orla capixaba, algumas vezes até com crianças, todos sem capacetes”. comentou o capitão.
“O veículo tem uma velocidade superior a 25 km/h. Para circular na ciclovia, não pode ser em uma velocidade dessas”, ressaltou.

O policial ainda destacou que, apesar de ser confundido com uma bicicleta elétrica, que pode circular em ciclovias, esses veículos elétricos são diferentes, como a ausência de um pedal.

“O condutor tem de entender que no código de trânsito diz que automotores elétricos, para transitarem na via, precisam ser registrados, além de ser emplacado. O condutor também precisa estar habilitado”.

Caso seja flagrada a infração, o condutor será notificado e o veículo levado para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

O órgão alerta os proprietários sobre a necessidade de registro e licenciamento desses veículos e também de habilitação dos condutores, além das normas de circulação nas vias. Atualmente, 1.584 ciclomotores e cicloelétricos estão registrados no Detran-ES.


SAIBA MAIS


Condutor deve ter habilitação

Fiscalização

  • O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar fiscalizará a circulação de ciclomotores elétricos e cicloelétricos nas vias públicas, em especial nas ciclovias e calçadas, principalmente na orla das cidades.
  • Caso seja flagrada a infração, o condutor será notificado e o veículo apreendido.
  • Para circular, ciclomotores e cicloelétricos devem ter registro e licenciamento e o condutores devem ser habilitados.
  • Os ciclomotores precisam possuir todos os equipamentos obrigatórios para circulação: indicador de velocidade, retrovisores, buzina, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral; e o condutor deve usar o capacete adequado.
  • Os cicloelétricos são veículos equiparados aos ciclomotores e devem obedecer às mesmas regras seguidas por eles nas vias públicas.

Regras

  • Esses veículos devem circular fora das ciclovias, ciclofaixas e passeios, não sendo permitida também sua circulação em vias de trânsito rápido que não possuam acostamento. Ou seja, elas devem circular nas vias de trânsito local, obedecendo todas as regras de circulação dos demais veículos.
Fonte: Detran-ES e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.  

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