Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Mau presságio

| 04/06/2021, 08:12 h | Atualizado em 04/06/2021, 08:14

Presidente do PSD, um dos principais partidos do centro político, Gilberto Kassab classificou como muito perigosa a decisão do comando do Exército Brasileiro de livrar o general Eduardo Pazuello de punição.

“Nenhum país pode prescindir de regras nas Forças Armadas”, disse. Para Kassab, o ato com o presidente Jair Bolsonaro em 23 de maio foi político e, portanto, não há nenhuma justificativa plausível para ter isentado o ex-ministro da Saúde de sanções.

Escolha o lado
“Os mais generosos podem dizer que há um impasse. Os mais críticos estão vendo que a situação chegou a um nível temerário. Eu me incluo no grupo dos mais críticos”, disse Kassab ao Painel.

Linha
O regulamento disciplinar do Exército classifica como transgressão “manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária”.

Na cara
“Não é possível que as pessoas não entendam que foi um ato político. O Presidente tem todo direito, mas quem está na ativa não pode participar. Há um impedimento claro. Como ficaremos daqui para frente?”, completou o presidente do PSD.

Respingo I
Integrantes das Forças Armadas avaliam que a decisão do Exército de isentar Pazuello de punição expõe negativamente a Marinha e a Aeronáutica.

Respingo II
Embora cada Força seja independente, brigadeiros e oficiais da Marinha dizem que se cria um precedente perigoso a favor de quem agir politicamente no futuro e gera risco para a disciplina e a hierarquia, caras aos militares.

Sopro...
Dirigentes do centrão celebraram a inflexão no discurso de Bolsonaro na TV, em que ele prometeu vacina para toda a população em 2021, mas não contam que ele manterá postura de moderação.

...de lucidez
Ontem mesmo, Bolsonaro foi à igreja em Goiás e provocou pequena aglomeração. Por isso, a aposta para a reeleição segue na melhora da economia e na reformulação do Bolsa Família.

Planejamento
Bolsonaro disse há 20 dias a aliados que faria uma “motociata” em São Paulo para colocar pressão no governador João Doria (PSDB-SP), como anunciou ontem em live. O Presidente busca desgastar o tucano a todo custo de olho em 2022.

Prepara
A gestão Ricardo Nunes (MDB) enviou à Câmara Municipal um projeto de lei para regulamentar a instalação de antenas na cidade de São Paulo e definir as diretrizes para criação da infraestrutura às futuras redes de 5G. A lei anterior foi anulada pelo STF em dezembro de 2020.

Liberado
O novo projeto prevê que as antenas e torres podem ser colocadas em qualquer local. Antes era só em terrenos com 8 metros de largura e 12 metros de distância da via pública. Com isso, mais equipamentos poderão ser instalados já que o sistema 5G exige de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G.

Me dê...
O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) protocolou um requerimento na Câmara em que solicita explicações ao ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) sobre uma promessa de investir R$ 20 milhões para obras em Fernando de Noronha (PE).

...motivos
Ele afirma que Salles prometeu o repasse dos valores em uma reunião realizada no arquipélago em 30 de outubro de 2020. O dinheiro seria destinado a melhorias no sistema de abastecimento de água e saneamento de Noronha.

Bivitelinas
O critério de envio de 148 concentradores de oxigênio pelo Ministério da Saúde para cidades de Pernambuco tem causado confusão. A avaliação é que o governo Jair Bolsonaro não levou em conta as situações epidemiológicas distintas das cidades ao fazer o planejamento de entrega.

Desigual
Municípios grandes, como Recife e Jaboatão dos Guararapes, vão receber antes de cidades do agreste em situação mais crítica. Em nota, a pasta afirmou que a distribuição é feita “às secretarias estaduais e municipais, em cumprimento a todos os critérios pactuados, de forma tripartite”, com os conselhos que representam os respectivos entes federados.

Tiroteio
“Pela sua passagem no Ministério da Saúde, fica a dúvida sobre quais atributos Pazuello vai levar ao seu novo cargo.”
De Rodrigo de Castro (PSDB-MG), líder do PSDB na Câmara, sobre a nomeação de Pazuello na Secretaria de Assuntos Estratégicos do Planalto.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: