Mais de 300 mil maços de cigarros trazidos do Paraguai são apreendidos em Guarapari
Escute essa reportagem
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprenderam 310 mil maços de cigarro contrabandeados do Paraguai, no bairro Portal Clube, em Guarapari. Além da apreensão, que aconteceu por volta das 16 horas desta quinta-feira (9), três pessoas foram presas.
De acordo com a PRF, a apreensão foi feita por equipes do Comando de Operações Especiais (COE), Grupo de Patrulhamento Tático e Grupo de Operações com Cães (GOC).
Os agentes estavam realizando um patrulhamento para identificar e eliminar possíveis manifestações de caminhoneiros ao longo da BR-101, quando receberam uma denúncia de populares afirmando que um caminhão e duas vans estavam "em atitude suspeita" perto de um galpão no bairro Portal Clube.
As mesmas pessoas também explicaram que o local é, possivelmente, utilizado para "desmanche" de veículos, além de depósito para guardar cargas roubadas. Quando chegaram o endereço, as equipes avistaram uma das vans saindo do galpão e realizaram a abordagem ao motorista, que informou que o veículo estaria carregado com cigarros trazidos do Paraguai.
Por conta do flagrante, os agentes seguiram com a abordagem entrando no galpão e localizando a outra van, que também estava carregada com os cigarros contrabandeados, da marca Gift, prontas para distribuição. O motorista também foi abordado.
Além dos veículos, também foi encontrado um caminhão. Mais um homem se identificou como motorista e disse que havia acabado de descarregar a carga de cigarros, que estava nas vans e também no interior do galpão.
"Dando prosseguimento na fiscalização no interior do local, as equipes policiais encontraram diversas caixas de papelão contendo pacotes de cigarro marca GIFT, que estavam escondidas atrás de caixas contendo isopor", diz o comunicado da PRF encaminhado à imprensa.
Questionados pelos policiais, os três homens assumiram a autoria do contrabando e se negaram a dar informações adicionais, reservando-se ao direito de ficarem calados.
No interior do galpão e dentro das Vans, foram contabilizadas 620 caixas de papelão, contendo, cada uma, 50 pacotes com 10 maços de cigarro em cada, totalizando: 31.000 pacotes, 310.000 maços e 6.200.000 unidades de cigarro.
Os três acusados receberam voz de prisão pelo crime de contrabando, previsto no artigo 334-A, do Código Penal. “Importar ou exportar mercadoria proibida”. Após a ação, eles foram conduzidos com os veículos e a mercadoria até a Delegacia de Polícia Federal de Vila Velha - ES, para a tomada dos demais procedimentos legais cabíveis.
Comentários