X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Filhos de pescador e jardineiro, dois adolescentes ganham bolsa para estudar em São Paulo


Ouvir

Escute essa reportagem

Filhos de pescador e jardineiro, dois adolescentes, depois de conseguirem bolsa em escolas particulares em Vitória, agora foram aprovados para estudar no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo, que faz parte do seleto grupo de 2% das faculdades que atingiram nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Um deles é Arthur Santos Pansini, de 18 anos. Natural de Conceição da Barra, ele sempre estudou na rede pública. Foi participando de olimpíadas de Física e Matemática que ele conseguiu uma chance de entrar para o Instituto Ponte, onde recebeu a oportunidade para estudar em uma escola particular.

“Sempre gostei de Matemática e Física. Quando estava participando de uma olimpíada de Matemática, entraram em contato comigo, do Instituto Ponte”, contou Arthur, que é filho de pescadores.

O Instituto Ponte é uma Organização Não Governamental (ONG) que ajuda crianças e adolescentes de baixa renda a terem educação de qualidade.

A presidente da ONG, Bartira Almeida, não esconde a felicidade em ter ajudado Arthur na trajetória. “Nosso papel é justamente criar pontes para o sucesso deles. Mostramos as oportunidades que a educação oferece, mas são eles que decidem o que fazer”, frisou.

Agora, aprovado em Engenharia Mecatrônica no Insper, Arthur já está em São Paulo para o início das aulas. Além da bolsa integral de estudos, ganhou também moradia e um auxílio de R$ 1 mil mensais, ambos bancados pelo Insper.

Quem também já está de malas prontas para morar em São Paulo e estudar no Insper é Matheus Barcellos Santos Leite, de 17 anos.

Morador da Serra, ele conta que o pai é jardineiro, mora em Portugal, e a mãe, Valdete Leite, é dona de casa. Matheus descobriu o Instituto Ponte por meio de uma indicação de uma professora, quando ainda estudava em escola pública.

Imagem ilustrativa da imagem Filhos de pescador e jardineiro, dois adolescentes ganham bolsa para estudar em São Paulo
Matheus com a mãe, Valdete: “Pulamos de alegria”, contou o estudante |  Foto: Leone Iglesias/AT

Decidiu fazer a processo seletivo e conseguiu entrar no instituto. Assim, ganhou oportunidade de estudar em escola particular e, agora, foi aprovado no Insper, para Engenharia da Computação.

“Quando ficamos sabendo da aprovação, ficamos muito felizes. Moro com minha mãe e minha tia. Pulamos de alegria e minha mãe chorou”, contou Matheus.

O objetivo dele agora é estudar e conseguir trabalhar no Google. “Estou ansioso para começar a estudar. Meu sonho é, um dia, trabalhar no Google”, revelou.


“Ninguém iria acreditar”


“Nunca passou pela minha cabeça que, um dia, eu iria conseguir chegar até aqui. Conversando com um amigo, disse que o máximo que eu conseguiria seria fazer uma faculdade em São Mateus, que é mais perto de onde moro. Se eu dissesse, há uns quatro anos, que estaria morando em São Paulo e estudando no Insper, ninguém iria acreditar”, Arthur Santos Pansini.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: