Estudo aponta que 3ª dose de vacina aumenta em 20 vezes número de anticorpos
Escute essa reportagem
Um estudo feito no Uruguai demonstrou que o reforço com a vacina da Pfizer contra a covid-19 aumentou em até 20 vezes o nível de anticorpos em pessoas imunizadas com o esquema completo da Coronavac.
A pesquisa preliminar foi realizada por pesquisadores do Instituto Pasteur, da Universidade da República.
O Uruguai tem 3,5 milhões de habitantes, e 72% da população já foi vacinada com o esquema completo da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca, enquanto 24% já receberam a dose de reforço.
A pesquisa, que envolve mais de 200 voluntários, irá durar dois anos e prevê coletas de sangue periódicas dos participantes.
O estudo foi divulgado no jornal local El Observador e mostrou que, em um primeiro subgrupo, 57 pessoas tiveram o sangue colhido em quatro ocasiões: antes de serem vacinadas, 18 dias depois, 80 dias em média após a segunda dose da Coronavac e 18 dias em média após o reforço, da Pfizer, de acordo com o Portal R7.
Os pesquisadores verificaram que, após a dose de reforço, todos os participantes tiveram um aumento no nível de anticorpos em média 20 vezes maior que o observado na segunda coleta.
“Era um resultado desejável, mas hoje o confirmamos com a geração de conhecimento nacional. Era fundamental poder avaliar (o efeito da combinação de vacinas)”, afirmou o ministro da Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas, ao jornal El Observador.
Comentários