Empresário Pedro Paulo Fatorelli Carneiro morre por complicações da Covid-19
Escute essa reportagem
Morreu na noite da última terça-feira (27), aos 73 anos, o empresário Pedro Paulo Fatorelli Carneiro, em decorrência de complicações da Covid-19.
Segundo a família, Pedro Paulo estava internado desde o dia 13 de abril em um hospital de Vitória. O sepultamento foi realizado na tarde de quarta-feira (28).
Nascido em Minas Gerais, aos 48 anos, fundou a Multilift e esteve a frente da empresa de logística por 25 anos. O empresário teve sua atuação reconhecida por diversas entidades empresariais.
"Ele era muito reconhecido no ambiente de trabalho, dentro e fora da empresa. Era muito atuante na área institucional em diversos órgãos empresariais, sempre voltado para a melhoria da atividade em que a empresa está inserida e também atuava muito para a melhoria da sociedade. Sentava nas cadeiras de associações e conselhos dos quais fez parte e sempre colocava primeiro a opinião pelo bem comum antes do benefício pessoal ou da empresa. Acreditava que a transmissão do conhecimento sempre traria mais benefícios. Pensava na sociedade como um todo, não só nos interesses das empresas", disse Rafael Fattorelli, filho de Pedro Paulo e atual diretor presidente da Multilift.
A notória contribuição de Pedro Paulo para o setor foi reconhecida também através de uma cadeira de conselheiro convidado do Conselho de Autoridade Portuária, criada especialmente para ele.
"Batalhava pelo sistema viário, representava os operadores portuários e, no ano passado, passou a cadeira de conselheiro, mas o Conselho de Autoridade Portuária criou uma cadeira especial para que ele continuasse no cargo pela capacidade que ele tinha, pela contribuição que ele dava. Era uma cadeira simbólica de conselheiro convidado. Eles não queriam perder a contribuição que ele sempre deu durante esse tempo todo. Foi uma referência para muitas pessoas que começaram a carreira na logística no Estado. Todas as grandes empresas prestaram homenagens a ele no dia de ontem", completou Rafael.
Em nota de falecimento divulgada pela empresa, Pedro Paulo foi descrito como um "grande líder, um homem de coragem e determinação ímpar, dotado de grande energia, carisma, generosidade e otimismo".
"Personificava a dedicação e a determinação, liderou pelo exemplo com simplicidade e seriedade, com muita coragem para fazer o certo da maneira certa. Com sua enorme generosidade e otimismo, sua porta sempre estava aberta.
Amava seu país, era mineiro de nascença e capixaba de alma e de coração. Em 1971 casou-se com sua querida esposa Mara, com quem teve dois filhos e dois netos.
O empresário deixa esposa, seu filho, nora, e dois netos. Se juntará ao seu filho caçula Gustavo falecido em 2001", diz o texto publicado no site da empresa.
Histórico
Pedro Paulo Fatorelli Carneiro
1947 – 2021
Nascido em 29/06/1947 na cidade de João Monlevade, MG, quando seu pai Armando Bossi Carneiro foi trabalhar para a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, atualmente ArcelorMittal Aços Longos. Passou sua infância e adolescência em Belo Horizonte e se formou em Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1971 e era Pós-Graduado em Planejamento de Transportes Urbanos pela Fundação Cristiano Otoni.
Trabalhou em diversas empresas de engenharia no setor de infraestrutura e participou da construção de grandes obras e projetos como a refinaria da Petrobras de São José dos Campos-SP, diversas estradas federais, a Ferrovia do Aço, a Ferrovia Norte-Sul, o Centro de Lançamento Espacial de Alcântara no Maranhão e o aeroporto de Confins em Belo Horizonte.
A partir de 1987 iniciou a sua atuação no setor de logística intermodal e em 1995 fundou a MULTILIFT na Grande Vitória, empresa que construiu, liderou e presidiu até 31 de março de 2021.
Sempre muito ativo institucionalmente foi um dos fundadores do O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Espírito Santo (SINDIOPES) e participou diretoria e de diversos comitês internos, incluindo o de negociação de convenções coletivas com os trabalhadores portuários avulsos.
Representando os operadores portuários foi Conselheiro do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Vitória por mais de uma década recebendo em vida o reconhecimento pela importante contribuição ao setor portuário capixaba com a criação de forma inédita da cadeira de “Conselheiro Convidado” em face de seu profundo conhecimento no setor e de seu legado no órgão tão importante para o Complexo Portuário do Espírito Santo.
Fundou e participou como membro e diretor de outras diversas entidades empresariais como a AOPES (Associação dos Operadores no Porto Público), a ASSEVILA (Associação dos Empresários de Vila Velha), a AEC (Associação dos Empresários de Cariacica), a ATRES (Associação do Terminais Portuários e Retroportuários do ES), o TRANSCARES (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Espírito Santo), SINDIEX (Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo) e a COLFAC (Comissão de Facilitação do Comércio – Receita Federal do Brasil). Sua liderança e atuação institucional sempre foi voltada para contribuir de forma significativa para construção de uma sociedade mais justa e melhor e com notória e reconhecida integridade ética.
Em 2019 liderou juntamente com seu irmão e sócio na MULTILIFT, Antônio Fattorelli, o processo de reestruturação das participações acionárias em suas empresas e criaram a MIP HOLDING S.A. que atualmente é a controladora da MULTILFT LOGISTICA, atuando como membro do Conselho de Administração.
O Grupo MIP atualmente atua nos setores de logística por meio da MULTILIFT, além dos segmentos de construção civil e incorporações por meio da MIP EDIFICAÇÕES, engenharia, montagens industriais e EPC por meio da MIP ENGENHARIA, além de outros segmentos de infraestrutura como energia e saneamento por meio da MIP INVESTIMENTOS.
No ano seguinte, em 2020, iniciou o processo de sucessão da presidência da MULTILIFT nomeando em colegiado com o Conselho de Administração da MIP HOLDING seu filho, Rafael Fattorelli, então diretor da MULTILIFT e que já atuava na empresa desde 2002.
Encerrou seu mandato como diretor presidente da MULTILFT LOGISTICA em 31 de março de 2021 e se preparava para novos desafios como conselheiro do Grupo MIP, porém seguiria com sua atuação institucional em algumas das entidades em que participava no Espírito Santo, incluindo o CAP (Conselheiro do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Vitória).
Comentários