DEM + PSL: Quem fica no comando?
Nacionalmente, DEM e PSL já estão no altar esperando apenas o padre dar a bênção para selar o casamento. Na noite de terça-feira, a Executiva nacional do DEM deu o pontapé inicial, aprovando a fusão. O presidente democrata, ACM Neto, deverá ser o secretário-geral da nova legenda que será comandada pelo atual presidente do PSL, Luciano Bivar.
Nos estados, porém, será analisado caso a caso e o Espírito Santo já tem uma disputa posta. Isso porque tanto o presidente do PSL-ES, Alexandre Quintino, quanto o do DEM-ES, Ricardo Ferraço, têm interesse em comandar a nova legenda.
“Falei com o Bivar do meu interesse em permanecer na presidência. Ele ficou de analisar e deliberar, mas ainda não deu resposta”, disse Quintino . Ferraço também está se articulando. “Temos interesse, mas isso deve ser um objetivo colegiado, estamos, com humildade, buscando o melhor caminho”.
Juntos, mas nem tanto
Embora DEM e PSL tenham posicionamentos parecidos, no Estado, a postura difere um pouco com relação ao governo Casagrande. O PSL, sob liderança de Quintino, está na base do governo, embora haja oposição na Assembleia. Já a família Ferraço, que comanda o DEM, é independente, embora o prefeito Euclério Sampaio (DEM) seja aliado de 1ª hora.
Nova vida, novo nome
O deputado federal Ted Conti protocolou projeto que permite às crianças e adolescentes que são adotados tardiamente receberem o sobrenome dos pais adotivos, o que hoje não seria permitido. O projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Família e Seguridade Social e agora seja analisado pela CCJ. Logo após segue para votação no Senado.
Deu treta no grupo de zap
O vereador de Vitória Denninho Silva deixou o grupo de WhatsApp dos vereadores após desabafar, revoltado, com o que ele chama de “ciúme de outros vereadores”. “Tem vereador que foi reclamar com o prefeito porque eu estou fazendo vídeo no bairro dele, como se fosse dono”.
“Faremos 5 deputados”
O deputado Bruno Lamas (PSB) está otimista com relação às eleições do ano que vem e ao desempenho do seu partido. Disse que o PSB fará cinco deputados. A previsão do deputado vem um dia após a coluna noticiar que a deputada Janete de Sá (PMN) pode estar com malas prontas para pousar no ninho socialista. “Janete é uma parlamentar atuante, determinada e ótimo quadro político”
Policiais voltam a pressionar por reajuste
A Frente Unificada de Valorização Salarial, que conta com representantes das polícias Militar e Civil, e dos bombeiros, protocolou ofício na Secretaria de Governo pedindo uma reunião com o governador num prazo de 15 dias. Querem debater sobre reajuste e recomposição salarial, contidos na proposta levada pela Frente em dezembro passado. A proposta prevê revisão geral do período de dezembro de 2019 a novembro de 2021 a ser paga em janeiro de 2022.
Na pista
O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e de Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetaes), Júlio Mendel, está sendo cotado para disputar vaga à Assembleia ano que vem. Alguns partidos já o convidaram para a disputa.
Reconhecimento
Os deputados Sergio Majeski, Freitas e Danilo Bahiense, além do vereador de Vitória Armando Fontoura, parabenizaram, em seus discursos, o aniversário de 83 anos de A Tribuna, na quarta-feira.
Setembro verde
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, também é transplantado, como o subsecretário da Saúde Tadeu Marino. Em 1988 ele recebeu transplante de medula óssea. Este mês é de conscientização à doação.
Homenagem
O deputado Marcelo Santos homenageou o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, com a comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero.