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Economia

Contrato para construção de nova ferrovia no Estado será assinado até outubro


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O governo federal e a Vale devem assinar até a primeira quinzena de outubro o contrato para construção de um ramal da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), ligando Santa Leopoldina a Anchieta.

O trecho deve ser o primeiro da Ferrovia Vitória-Rio (EF118), que tem previsão de ligar o Estado à região de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Após a assinatura do contrato, as obras têm previsão de início no primeiro trimestre de 2022.

O projeto é um investimento adicional da Vale previsto como contraparte da prorrogação antecipada da concessão da EFVM por mais 30 anos, assinada no final de 2020, com investimento de R$ 2,1 bilhões na ferrovia e diversas melhorias e obras.

De acordo com o deputado federal Evair de Melo, que faz parte das articulações com o governo federal, o contrato deve ser assinado até o dia 15 de outubro, quando há previsão de uma visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao Espírito Santo.

“O contrato deve estar pronto no final de setembro, e com a possível vinda do ministro no dia 15 de outubro, pode ser assinado no Estado”, disse o deputado.

Segundo a Vale, a empresa mantém diálogo com o governo do Espírito Santo e com o governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que está realizando a avaliação técnica e econômica do investimento por indicação do Ministério da Economia.

Inicialmente, o projeto previa que o ramal partiria de Cariacica, mas a Vale quer a extensão até Santa Leopoldina, por motivos operacionais.

Com isso, o trecho deve ter 82 quilômetros de extensão, ligando Santa Leopoldina a Anchieta, e beneficiando as operações de empresas como a Samarco, que opera o porto de Ubu e retomou as atividades em 2020.

Imagem ilustrativa da imagem Contrato para construção de nova ferrovia no Estado será assinado até outubro
Obra de ferrovia: Vale vai realizar a construção como contrapartida pela renovação antecipada da concessão da Vitória a Minas |  Foto: Arquivo/AT

Entenda


Traçado

  • Um estudo realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2015, apontou qual é a melhor alternativa para a EF 118, ligando a Região Metropolitana de Vitória a Duque de Caixias (RJ).

No Espírito Santo

  • Santa Leopoldina (ou Cariacica), Viana, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma,Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Presidente Kennedy.

No Rio de Janeiro

  • São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus, Macaé, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito, Tanguá, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias.

Ferrovia EF 118

  • A Construção da nova ferrovia, que tem previsão de começar em 2022, vai empregar cerca de 1.800 pessoas no Estado.

  • Serão vagas para profissionais de diversas áreas e níveis de escolaridade. Entre as vagas que devem ser oferecidas estão: engenheiro, mestre de linha, feitor, trabalhador de via permanente, soldador, servente, operador de máquina pesada, motorista, topógrafo, zelador e ajudante.

  • Os salários podem chegar a R$ 15 mil.

  • O ramal entre Santa Leopoldina e Anchieta terá 82 quilômetros e está orçado em R$ 3 bilhões. A construção desse trecho deve durar 4 anos.

  • O projeto do empreendimento deve ficar pronto neste ano, segundo o governador Renato Casagrande.

Via férrea também na região Norte

Além do início das obras da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF118), a promessa de construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) está mais próxima de se concretizar.

A ferrovia é planejada para ligar o Centro Portuário de São Mateus (CPSM) a Ipatinga (MG), e o início de obras é previsto para 2023.

A extensão total do trecho é de 420 quilômetros e o investimento será de R$ 5 bilhões. Segundo informações do Ministério da Infraestrutura, há projetos para que, no futuro, o ramal seja estendido até Unaí, na região Noroeste de Minas Gerais.

Ao todo, 3.500 profissionais serão contratados para trabalhar na construção da malha até a cidade de Ipatinga, no Leste mineiro, sendo cerca de duas mil vagas no Espírito Santo, para diversos cargos.

O governo federal recebeu o pedido da Petrocity, que encabeça o empreendimento, na última semana. A ferrovia deve viabilizar a construção de um projeto portuário da Petrocity em São Mateus.

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