Como fica o funcionamento de bares, restaurante e comércio a partir de segunda
Escute essa reportagem
A queda do número de internações e de mortes no Estado por Covid-19 já se reflete na flexibilização de atividades sociais e econômicas. O novo mapa de risco da doença, divulgado ontem pelo governo do Estado, tem Vitória, Serra, Viana e mais 20 municípios no risco baixo de contaminação da Covid-19.
A nova classificação começa a valer na próxima segunda-feira . Entre as regras para esses municípios, bares e restaurantes podem passar a funcionar sem limites de horários, até mesmo de madrugada. Para isso, precisam respeitar protocolos de distanciamento e higiene.
No caso de Vitória, Serra e Viana, na Grande Vitória, que estavam no risco moderado, bares e restaurantes só podiam funcionar de segunda a sexta, das 10h às 22h, e até as 16 horas no domingo.
Mesmo com o aumento do número de cidades em risco baixo, que passou de 15 para 23, a maior parte está no moderado.
Dos 78 municípios, 53 estão representados pela cor amarela (moderado), incluindo Vila Velha e Cariacica, que já estão nesse grupo hoje e se mantiveram nele.
Apenas duas cidades estão no risco alto de transmissão do coronavírus: Mantenópolis e Anchieta. No mapa anterior, eram cinco.
O governador do Estado, Renato Casagrande, pontuou que as alterações no mapa mostram o avanço com relação à redução na transmissão do vírus e de mortes nesses municípios.
O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado (Sindbares), Rodrigo Vervloet, salientou que, apesar de ser uma vitória a classificação baixa em cidades como Vitória e Serra, ainda há de se lamentar pelos municípios que não estão, como Vila Velha. “Entendemos que já passou da hora de a gente voltar a funcionar sem restrição de horário”.
Ele acrescentou que é preciso voltar a gerar emprego e renda no setor. Quem comemorou a mudança no mapa de risco foi o proprietário do Boteco do João, em Vitória, João Luiz Mendes. “Vamos poder funcionar até mais tarde, o que possibilita um melhor movimento e menos prejuízos”.
AS REGRAS
Risco baixo
Vitória, Serra, Viana, Afonso Cláudio, Águia Branca, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jerônimo Monteiro, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Pavão.
Comércio
- Não há restrição de horário para funcionamento, mas é preciso manter as regras quanto à capacidade (uma pessoa a cada 10m de área do local), além de higiene e distanciamento entre as pessoas.
Bares e restaurantes
- Não há restrição de horários e dias para funcionamento. Podem ficar abertos até de madrugada.
- No entanto, devem seguir o protocolo quanto à capacidade máxima, ao distanciamento de mesas e cadeiras, uso de máscara (durante a circulação ou momentos em que não estiver se alimentando), disponibilização de álcool em gel, entre outros.
Escolas
- Aulas presenciais liberadas, incluindo de cursos livres. As instituições devem cumprir protocolos estabelecidos, por exemplo, de uso de máscaras.
Academias
- É permitido o funcionamento, respeitando a capacidade do local e o distanciamento.
Eventos
- Para Eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos não há limite de público, respeitada a metragem de 5m por participante.
- No caso de Evento esportivo, o limite de 40% da capacidade do local ou de 300 torcedores, o que for menor.
- Já Eventos sociais (casamento, aniversário e outros tipos de confraternizações) realizadas em cerimoniais, clube ou condomínio, o público máximo é de 300 pessoas, não ultrapassando o limite de uma pessoa por 5m. Shows, comícios e afins podem ser realizados com limite de 300 pessoas.
Risco moderado
Vila Velha, Cariacica, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.
Comércio e shoppings
- Ficam liberados para abrir sem restrição de horário, a partir de segunda-feira. Normalmente, as lojas de rua abrem das 8h às 18h, mas nada impede que antecipem o horário de abertura e ampliem o fechamento. Já os shoppings, abrem das 10h às 22h.
- Comércio e shoppings devem cumprir os protocolos de capacidade, higiene e distanciamento, respeitar o limite de uma pessoa a cada 10m de área do local, entre outras regras.
Cinema
- Estão liberados nas cidades classificadas como risco moderado, mas respeitando o limite máximo de uma pessoa a cada 10 metros quadrados de área local.
Funcionamento de escolas
- Estão liberadas para ter aulas presenciais, incluindo para cursos livres. Quem preferir, pode continuar com o ensino remoto.
Bar, lanchonete e restaurantes
- Podem funcionar de segunda a sábado, das 10h às 22h e, no domingo, das 10h às 16h.
- O limite de horário não é aplicado para comercialização remota.
- Também não se aplicam a lanchonetes e restaurantes às margens de rodovias federais e em aeroportos; e lanchonetes e restaurantes às margens de rodovias estaduais fora de áreas urbanas.
Risco alto
Anchieta e Mantenópolis.
Comércio
- Funcionamento de estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais, de segunda a sexta-feira, continua sendo das 10h às 18h; e, no sábado, até as 14 horas (podendo abrir mais cedo).
Shoppings
- Funcionamento de segunda a sexta-feira das 12h às 20h. Já no sábado, das 12h às 20h.
Academias
- Podem abrir, mas ficam proibidas as atividades aeróbicas coletivas e individuais em espaço fechado.
Supermercados, padarias e salões de beleza
- Liberados sem restrição de horário, mas cumprindo todos os protocolos.
Cinemas, teatro e circos
- Suspensão do funcionamento das atividades, exceto em formato drive-in (público fica dentro de carros).
Escolas
- Podem ter aulas presenciais os alunos do ensino infantil e fundamental I (até o 5º ano).
- Liberado apenas atendimento individual de alunos para estudantes dos ensinos fundamental II, médio e superior.
Eventos
- Suspensos eventos corporativos, sociais, acadêmicos e científicos.
Farmácias e postos de combustíveis
- Podem funcionar sem limitação de horário, cumprindo todos os protocolos.
Distribuidora de bebidas
- Abrem de segunda a sexta, entre 10h e 18h; e, sábado, das 10h às 14h.
Comentários