X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Colheita do morango vira roteiro de lazer


Ouvir

Escute essa reportagem

Com o aumento da produção nos meses de julho, agosto e setembro, a colheita de morango tem se tornado uma rota de turismo para quem quer conhecer mais sobre o fruto.

Imagem ilustrativa da imagem Colheita do morango vira roteiro de lazer
A família Brambilla vai abrir a propriedade para visitação, no Sítio Vista Linda, em Forno Grande, Castelo |  Foto: Acervo Pessoal

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Estado possui uma produção em torno de 10 mil toneladas de frutas, concentrada nos municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio, considerados como a região do Polo de Morango no Estado.

Segundo Emerson Amorim, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Domingos Martins, é possível realizar alguns circuitos no distrito de Aracê.

“Por ter uma determinada distância, o turista precisa de, pelo menos quatro dias, para realizar todo o circuito”.

Um dos locais onde é possível visitar e colher morangos, no sistema colhe e pague, no Sítio Pedreiras, localizados no Circuito Rota do Carmo, na Br-262, km 89.

No Circuito Vale da Pedra e Vila de Pedra Azul, no Sítio das Flores e Morangos, da Família Ronchi, os frutos são vendidos em estabelecimentos.

“Eles possuem uma loja de agroturismo na própria localidade. Os morangos já estão embalados. No Sítio das Flores, eles estão com projeto de iniciar, no final de agosto, o sistema colhe e pague”, explicou.

Emerson, que também é responsável pelos projetos sociais da Associação Festa do Morango, destacou que, devido à pandemia, os produtores têm feito uma feira do morango, no Circuito Vale da Pedra e Vila de Pedra Azul, a cada 15 dias, onde são expostos produtos do agroturismo.

Colheita
No Sítio Vista Linda, em Forno Grande, em Castelo, a família Brambilla já planeja abrir a propriedade produtora de morangos para visitação.

A produtora rural, Jamila Brambilla, ao lado dos pais Almerinda e Jesus, além da irmã Jussara, conta que este ano a colheita sofreu atraso em um mês devido a uma infestação de lagarta-rosca, já que a plantação é a céu aberto.

“Plantamos em meados de março e geralmente levamos três meses para iniciar a colheita. Se tudo ocorrer bem com a plantação, no final de novembro ainda estamos colhendo morango”, explicou Jamila.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: