X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Brasileiros pedem ajuda para sair do Afeganistão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasileiros pedem ajuda para sair do Afeganistão
Imigrantes afegãos participam de manifestação solicitando a cidadania fora do país, tomado pelo Talibã |  Foto: VLADIMIR VORONIN/Agência Estado

Sem voos comerciais partindo do Afeganistão, o Itamaraty tenta conseguir com instituições humanitárias vagas em aeronaves e outras formas de transporte para retirar do país dois afegãos naturalizados brasileiros.

Inicialmente, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que foi procurado por seis pessoas que disseram ser do Brasil, mas no fim da tarde de ontem mudou a informação, declarando que foi contatado por cinco. O órgão não esclareceu o motivo de ter excluído o sexto cidadão da conta inicial.

Das cinco pessoas, apenas duas pediram para serem resgatadas. Os outros três cidadãos declararam ser brasileiros natos. A expectativa é de que esse número cresça nos próximos dias.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores, os brasileiros que necessitarem receberão o apoio "mais amplo possível". Neste momento, o Brasil faz uma coordenação diplomática com países que têm conduzido operações de resgate em território afegão.

Desde que o Talibã tomou Cabul, no último domingo, milhares de pessoas tentam fugir do país. O caos se instalou enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou que vai manter a retirada das tropas americanas de combate.

O atendimento a brasileiros está a cargo da Embaixada do Brasil no Paquistão, que também tem jurisdição sobre o Afeganistão e o Tajiquistão.
Telefones para atendimentos foram colocados à disposição: +92 300 8525941 - número de Islamabad e +55 61 98197-2284, no caso da Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores.

Por questão de segurança, a identidade daqueles que procuraram o Itamaraty não é revelada. No caso dos dois cidadãos que tentam sair do país, eles afirmaram às autoridades brasileiras que têm familiares no Brasil.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro avalia a possibilidade de concessão de vistos humanitários para pessoas afetadas pela situação política no Afeganistão. Seria de forma semelhante ao que foi feito com sírios e haitianos.
O governo brasileiro informou também que avalia estender para cidadãos afegãos o esquema de visto humanitário que atualmente existe para facilitar a entrada de sírios e haitianos no País.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: