Bares fechados no Dia dos Namorados é "prejuízo incalculável", diz sindicato
Escute essa reportagem
Com a divulgação do novo mapa de risco nesta sexta-feira (28), os municípios da Grande Vitória voltaram para a classificação de risco alto. Havia expectativa de que outras cidades da Grande Vitória também saíssem do risco alto. Ao invés disso, Vitória retornou para risco alto e apenas Viana voltou para risco baixo.
O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, comentou que o retorno das restrições na Capital, que passará 15 dias na classificação de risco alto, causará impactos à categoria, especialmente em uma das datas mais importantes do ano, o Dia dos Namorados, no próximo dia 12 de junho.
"O Dia dos Namorados para o nosso setor é como o Natal para o comércio ou como a Páscoa pras lojas de chocolates. O prejuízo é incalculável", comentou Vervloet.
A alteração na classificação, que passa a valer a partir de segunda-feira (31), fará com que comércios e restaurantes voltam a ter horários mais limitados para atendimento ao público de forma presencial.
De acordo com as regras, os bares ficam proibidos de funcionar por conta da classificação de alto risco. Essas medidas devem durar por duas semanas, que é o tempo determinado na Matriz de Risco do governo para que uma cidade que sobe para o risco alto ou extremo permaneça nesse grupo.
Confira os horários de funcionamento
Comércio
-
Funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h; e sábado, das 10h às 14h.
Shoppings
-
Funcionamento de segunda a sexta, das 12h às 20h; e, no sábado, das 12 às 16h, inclusive restaurantes.
Academias
-
Podem abrir, mas ficam proibidas as atividades aeróbicas coletivas e individuais em espaço fechado. Deve-se respeitar a regra de uma pessoa por 15m.
-
Estabelecimentos com área igual ou superior a 300m devem respeitar o limite máximo de 20 alunos por horário de agendamento.
Bares
-
Funcionamento suspenso, exceto para retirada e delivery (entrega).
Restaurantes e lanchonetes
-
Funcionamento autorizado entre 10h e 20h, de segunda a sexta; e aos sábados, das 10h às 16h. Fora desses horários, podem funcionar só com serviço de retirada e de delivery.
-
Entre as Exceções aos limites dos dias e horários, estão lanchonetes e restaurantes às margens de rodovias federais e em aeroportos; e aquelas às margens de rodovias estaduais que não estejam em áreas urbanas.
Supermercado, padarias e salões de beleza
-
Liberados sem restrição.
Cinemas, teatros, circos e similares
-
Suspensão do funcionamento das atividades, exceto em formato drive-in (público fica dentro de carros).
Escolas
-
Aulas presenciais liberadas para Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com 50% da ocupação das salas de aulas, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre mesas.
-
Nos demais níveis de ensino, os estudantes ficam com aulas remotas e está liberado apenas o atendimento individual de alunos, com hora marcada.
Eventos
-
Suspensos eventos corporativos, sociais, acadêmicos e científicos.
Farmácia, postos de combustíveis e oficinas
-
Podem funcionar sem restrição.
Distribuidoras de bebidas
-
Abrem de segunda a sexta, entre 10h e 18h; e, sábado, das 10h às 14h.
Fonte: Governo do Estado
Comentários