X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

83 anos de A Tribuna: informação de qualidade e aposta no futuro


Isento, preciso, objetivo e de qualidade. Há 83 anos, o jornal A Tribuna tem se dedicado, diariamente, a levar aos leitores informações de relevância.

De forma cada vez mais adaptada aos novos tempos e apostando no futuro, A Tribuna se mantém como único jornal diário de grande circulação no Espírito Santo e empenhado em combater as “fake news” (notícias falsas).

Fundado em 22 de setembro de 1938, sua história começou quando as notícias ainda eram datilografadas na máquina de escrever. Quanta mudança!

Para o diretor comercial da Rede Tribuna, Ricardo Uchôa Matos, o jornal tem um processo muito forte que é a comprovação dos fatos, além de ir na contramão das fake news.

“O jornal faz parte dos registros dos fatos que aconteceram, que acontecem e que vão acontecer”, destaca.

Uchôa salienta as atualizações de A Tribuna. “É um jornal que está sempre atualizado nas suas informações, em um mecanismo cada vez mais interativo com o leitor. Interativo como? Com um QRCode, onde ele pode ver um vídeo sobre aquela notícia”, frisa.

“Na parte de esporte, ele tem um QRCode onde o leitor usa o celular para ver os gols ou uma imagem que foi divulgada”, pontua.

Para o senador Marcos do Val, o jornal A Tribuna é imparcial, sério e ético, comprometido com os interesses do Espírito Santo.

“A Tribuna leva informação de qualidade para seus leitores, sempre de maneira leve, simples, compreendida e assimilada por todos os capixabas”.

O diretor comercial do Grupo Podium, José Geraldo da Cunha, diz estar feliz com o trabalho que A Tribuna vem desenvolvendo, com credibilidade e transparência das notícias, sempre trabalhando em prol dos leitores.

Com 86 anos, o aposentado José Luiz Schmidt é assinante de A Tribuna há muitos anos e conta que, além de acompanhar a política, é leitor assíduo da editoria de Esportes.

Já o presidente da Imobiliária Universal, Valdecir Torezani, destaca que a parceria com a Rede Tribuna contribuiu para o crescimento da empresa.

Imagem ilustrativa da imagem 83 anos de A Tribuna: informação de qualidade e aposta no futuro
Inspirada em coluna de A Tribuna, a professora Jovana Silva criou o projeto “Cartas do Leitor” em escola de Cariacica. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Jornal para estimular a leitura

As páginas de A Tribuna trazem, diariamente, informações para os leitores ficarem atualizados sobre o que acontece em sua cidade, no País e no mundo. Mas esse conteúdo também é utilizado como forma de incentivar a leitura na sala de aula.

A professora Jovana Silva, de 42 anos, do Colégio Lusíadas, em Cariacica, criou o projeto “Cartas do Leitor”, inspirado no espaço dentro de A Tribuna destinado aos leitores para que enviem elogios, críticas e sugestões ao jornal.

O jornal, que já era utilizado para incentivar a leitura entre os alunos do 3º ano do fundamental I, foi fonte de inspiração para apresentar aos pequenos os gêneros textuais de reportagem e carta, com reportagens do jornal.

Os alunos, que têm entre 8 e 9 anos, escreveram uma carta para A Tribuna com o tema livre.

“Algumas crianças pegaram coisas que estão acontecendo. Algumas criaram notícias com algo fictício; outras fizeram coisas a respeito da covid, enquanto outros alunos fizeram elogios a prefeitos e vereadores”, salientou Jovana.

Segundo a professora, os 19 alunos que compõem a turma gostaram muito da atividade e tiveram também a oportunidade de interagir mais com o jornal impresso.

“Para eles, ter o jornal impresso na mão, foi diferente, porque é um material diferente dos livros que estão habituados”, relatou.

A professora revelou que A Tribuna sempre fez parte da vida dela. “É o meu jornal de leitura. É um jornal que a gente tem uma facilidade maior de ler, uma proximidade com a leitura, até pela estrutura que sempre teve. Ele já tem essa estrutura desde que me conheço por gente”, elogiou.

Para reforçar essa presença na educação dos capixabas, o diretor da Rede Tribuna, Ricardo Uchôa Matos, lembrou do “A Tribuna na Escola”, onde os estudantes interagem com o jornal impresso em sala, criando o interesse nos jovens pela leitura e ajudando na formação do senso crítico desses alunos.

Imagem ilustrativa da imagem 83 anos de A Tribuna: informação de qualidade e aposta no futuro
O professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Agostinho Merçon, de 82 anos, e sua filha, a diretora escolar Marcela Merçon, 44. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Duas gerações bem informadas

Duas gerações informadas pelo jornal A Tribuna. Essa é a realidade na casa do professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Agostinho Merçon, de 82 anos, e sua filha, a diretora escolar Marcela Merçon, 44.

O aposentado conta que é assinante do jornal A Tribuna há, pelo menos, 15 anos. “Gosto muito das colunas, como a Papo de Família, com o Cláudio Miranda; a do Dr. João Evangelista; e a Fonte Grande, do Luiz Trevisan”, cita.

Foi por meio dessa influência que Marcela passou a acompanhar A Tribuna. “Leio o jornal digital, por ser prático, mas, antes de sair para trabalhar, leio o impresso. Meu pai também faz recortes de matérias para eu ler, como as de educação”.

Saiba mais - Linha do tempo

Imagem ilustrativa da imagem 83 anos de A Tribuna: informação de qualidade e aposta no futuro
Exemplar de 1983 |  Foto: Reprodução: Kelly Kalle

  • 1938: fundação de A Tribuna, em 22 de setembro, com a sua sede funcionando na então Esplanada Capixaba, hoje avenida Jerônimo Monteiro, no centro de Vitória. Irreverente, tem manchetes em corpo enorme, muitas ilustrações, cobertura esportiva e linguagem forte.
  • 1941: a publicação passa a circular com seu novo slogan: “O Jornal do Espírito Santo”.
  • 1968: o jornal é adquirido pelo Grupo João Santos.
  • 1971: é inaugurada a sede onde funciona até hoje, na Ilha de Santa Maria, em Vitória.
  • 1981: a sede de A Tribuna é atingida pela explosão de duas bombas, que destruíram o departamento de circulação, o arquivo e parte das impressoras. Os próprios jornalistas chegaram a declarar, na época, que se tratava de uma reação à posição combativa e progressista do jornal, mas nada ficou esclarecido.
  • 1987: o jornal reabre, após três anos fechado. Circula pela primeira vez em formato tabloide.
  • 1990: na década de 1990, assume o slogan “O jornal que não se dobra”, em uma alusão ao formato tabloide, que as pessoas não precisavam dobrar para ler.
  • 1995: ganha novo projeto gráfico, encomendado à Universidade de Navarra, na Espanha, e começa a circular em cores. Junto, nasce o Tribuna Online. No mesmo ano, foi adotado o slogan “O jornal que todo mundo lê”, graças a pesquisas que revelaram que cada exemplar do jornal era lido por, pelo menos, cinco pessoas.
  • 1997: o jornal A Tribuna obtém o maior índice de crescimento percentual do País, de acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Conquista, ainda, o Colibri de Ouro como Veículo de Comunicação do Ano. É lançada a promoção “Tribuna Dá de 10”. Lançado, também, o projeto Dicas de Vestibular, com todas as provas dos vestibulares da Ufes.
  • 1999: o jornal se consolida como líder em circulação na Grande Vitória, de acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC) e com o Ibope.
  • 2000: conquista a liderança de vendas e circulação em todo o Espírito Santo.
  • 2018: comemorou os seus 80 anos.
  • 2020: o jornal A Tribuna venceu o Prêmio Colibri, principal premiação de publicidade do Estado, na categoria mídia impressa, como o veículo do ano no Espírito Santo.

Formato

  • O jornal conta com as seguintes editorias: Cidades, Economia, Polícia, Política, Internacional, Opinião, AT2 e Esportes, além de Classificados, Imóveis, AT em Família e Sobre Rodas.

Colunas

  • A Tribuna conta com mais de 15 colunas, distribuídas ao longo da semana, entre elas: Religião, Plenário, Paulo Octavio, Maurício Prates, Papo de Família, Fonte Grande, Mundo Digital, Dr. João Responde, Nutridicas, Sexo & Saúde, Cláudio Humberto e Gilmar Ferreira.

Fonte: Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: